Pauta Verde no STF: CONAMA tem 2 anos para apresentar resolução para controle de poluentes

6 de maio de 2022
CONAMA qualidade do ar
Reprodução vídeo g1

O STF decidiu ontem (5/5) que o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) deve editar uma resolução sobre os padrões de qualidade do ar em 24 meses. A regra atual, editada no governo Temer, não define prazos para atualização dos padrões, nem tem mecanismos de controle. Os ministros entenderam que não há inconstitucionalidade na resolução, mas que a norma é deficiente.

A maioria concordou com a sugestão do ministro Alexandre de Moraes de manter a resolução atual em vigor, mas com atualização em 24 meses dos critérios regulatórios em linha com os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), além de mecanismos de fiscalização. A ministra relatora da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade), Cármen Lúcia, tinha votado para que uma nova norma fosse editada em 12 meses. André Mendonça e Nunes Marques votaram para manter a resolução como estava, sob argumento de que ela foi amplamente discutida nas instâncias técnicas. Hoje, os dois aderiram ao posicionamento de Moraes quanto ao prazo.

A Advocacia-Geral da União alegou que a atual norma segue os padrões da OMS, e que os governos vão se adequando de acordo com cada realidade. Cármen Lúcia disse não achar “aceitável afirmar tudo no gerúndio”. Segundo a ação, uma minoria de estados faz atualmente algum tipo de monitoramento da qualidade do ar. “Isso é um atestado de que não está cumprindo. ‘Estamos tentando realizar’. Isso 10 anos depois? Dez anos depois, 10 estados ‘já’ mandaram seus padrões. E os outros? Há uma deficiência na norma de controle de poluição do ar”, declarou a ministra. A decisão foi repercutida amplamente, incluindo Metrópoles, O Tempo e g1.

 

ClimaInfo, 6 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar