Alvo de garimpeiros, comunidade Yanomami é encontrada em Roraima 

Indígenas Yanomami encontrados
Conceição Escobar/Amazônia Real

Os membros de uma comunidade Yanomami que foi incendiada depois de confronto com garimpeiros foram localizados. A informação foi dada por Júnior Hekurari, chefe do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (CONDISI-YY), em depoimento à Polícia Federal na última 5a feira (5/5). Parte dos indígenas que moravam na comunidade Aracaçá, encontrada destruída por agentes da PF e da FUNAI na semana passada, foi localizada na comunidade Palimiú, alvo de um ataque armado de criminosos do garimpo no ano passado.

Enquanto isso, a PF segue investigando os ataques em Aracaçá. A principal dificuldade está em achar indícios sobre a possível morte de uma adolescente Yanomami que teria sido estuprada e assassinada por garimpeiros no mês passado. Além da aldeia ter sido destruída, os indígenas identificados e interpelados não ofereceram informações sobre o caso. Segundo Hekurari, eles estão sendo coagidos pelos garimpeiros a não revelar detalhes sobre o episódio, inclusive com a oferta de ouro em troca do silêncio.

Por conta desse desencontro de informações, segundo O Globo, a PF de Roraima trabalha com a hipótese de que o caso tenha sido um “mal-entendido”. No entanto, essa tese não explica satisfatoriamente o fato da aldeia ter sido incendiada – o que é visto como uma tradição de grupos Yanomami depois da morte de um parente – nem a dispersão dos moradores da comunidade.

Ao mesmo tempo, o chefe do CONDISI-YY revelou ao Amazônia Real que está sofrendo ameaças de garimpeiros insatisfeitos com a denúncia de violência contra os Yanomami. “Tem áudios me ameaçando dizendo que perderam a paciência e que ‘não tem como’. E o Rodrigo ‘Cataratas’ está ameaçando me processar na Justiça, [dizendo] que eu estou difamando os trabalhadores dele”, disse Hekurari, citando o garimpeiro Rodrigo Martins de Mello, líder de um tal “Movimento Garimpo Legal” e que (surpresa!) é pré-candidato a um cargo no Legislativo pelo partido do atual presidente da República.

CBN, Folha, g1 e O Globo repercutiram a notícia.

 

ClimaInfo, 9 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.