Mudança na definição de “floresta” pela UE pode colocar Cerrado e Pantanal fora de esforços antidesmatamento

10 de maio de 2022

Caso a União Europeia adote a definição de floresta usada pela FAO na implementação de suas políticas de combate ao desmatamento, mais de 3 milhões de km2 de vegetação nativa na América do Sul poderão ficar vulneráveis ao desmatamento. O alerta é de um estudo elaborado pelo MapBiomas e divulgado na semana passada.

Segundo a análise, caso a UE incorpore a classificação de floresta da FAO em seus planos para restringir a importação de commodities associadas ao desmatamento, pelo menos 16% da Amazônia ficariam expostos à destruição florestal. Na Caatinga, mais de 90% não teriam qualquer proteção. No Pantanal e no Cerrado, cerca de 70% de suas áreas não se encaixam nessa definição.

Para a FAO, floresta é um tipo de terreno cujo índice de densidade de cobertura arbórea é superior a 10%, com superfície maior que 0,5 hectare e árvores com altura mínima de 5 metros quando maduras. No entanto, muitos ecossistemas não se encaixam nesse conceito restritivo. “Há muitos ecossistemas que não estão dentro dessa categoria e que têm um amplo valor biológico e também são muito ameaçados pela expansão da agricultura e da produção de commodities”, explicou Jean-François Timmers, do WWF-Brasil, coautor do estudo, à RFI. “Não há um valor maior para um ecossistema porque ele tem árvores maiores, já que você pode ter um ecossistema baixo, mas com uma grande riqueza de plantas, como orquídeas e plantas endêmicas, além de fauna endêmica”.

O Observatório do Clima também destacou os principais pontos do levantamento do MapBiomas.

 

ClimaInfo, 10 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar