Pantanal: como a “tirania das pequenas decisões” ameaça o futuro do bioma

Pantanal ameaçado
Rogerio Florentino / Greenpeace

A proliferação de projetos e intervenções de pequeno porte no Pantanal está criando uma verdadeira colcha de retalhos regulatória que, em seu acumulado, coloca em risco o futuro do bioma. O alerta é de pesquisadores brasileiros, que publicaram uma carta na revista Bioscience destacando como essas pequenas ações, ainda que legais do ponto de vista jurídico, não consideram os impactos agregados sobre o ecossistema pantaneiro, gerando assim um “ponto cego” que pode tornar-se ainda mais grave à medida que a mudança do clima e o desmatamento na Amazônia avançam.

“Usando uma metáfora recente para os ataques sutis ao Pantanal, nós estamos assistindo à ‘cupinização’ do Pantanal”, comentou Rafael Chiaravalloti (IPÊ e Smithsonian Conservation Biology Institute) no blog da Mírian Leitão n’O Globo. “Os pequenos ‘buracos’ espalhados vão sendo feitos sem que nos demos conta do dano real em uma visão superficial. Se nós não cuidarmos de olhar as coisas em detalhe, esses ‘buracos’ se tornam tão numerosos que podem levar o Pantanal a um grande risco”.

Um exemplo dessa “cupinização” é o crescente número de projetos hidrelétricos nos rios que compõem a bacia pantaneira. O processo de licenciamento de muitas dessas obras considerou apenas as consequências locais do empreendimento, sem levar em conta o impacto dela sobre a vazão de água nos rios. Outro exemplo é a implementação de uma hidrovia no rio Paraguai baseada em intervenções permanentes.

 

ClimaInfo, 10 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.