“Bombas de carbono”: projetos do Big Oil podem detonar as chances de limitar o aquecimento global

12 de maio de 2022
Bombas de Carbono
Montagem Guardian / Reuters / EPA / Getty / Sipa / Rex / Shutterstock

As grandes petroleiras, por trás de juras verdes e renováveis, estão investindo, e muito mais exploração de fósseis. Os frutos desses investimentos, além de encherem bolsos de acionistas e executivos, empurrarão o mundo para além dos 2°C. Uma investigação do Guardian foi atrás dos planos de Shell, BP, Exxon e irmãs. Eles viram que:

  • Os planos de expansão de fósseis a curto prazo envolvem projetos de petróleo e gás que irão emitir o equivalente a uma década de emissões da China, o maior poluidor do mundo.
  • Serão quase 200 verdadeiras “bombas de carbono”, cada uma emitindo 1 bilhão de toneladas de carbono ao longo da sua vida útil. As “bombas” juntas emitirão o mesmo que o mundo todo emitiu nos últimos 18 anos. 60% dessas “bombas” já estão em operação.
  • Enquanto o noticiário coloca a Rússia e a OPEP à frente das questões de petróleo e gás, o grosso do investimento e a maioria das “bombas” estão nos EUA, Canadá e Austrália. Que, aliás, são países com altos subsídios aos fósseis.

Outra matéria do Guardian traz a palavra de Fatih Birol, diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (IEA), advertindo que esses projetos “não são a solução para as nossas necessidades urgentes em matéria de segurança energética” e irão acorrentar (lock-in) o mundo à utilização desses fósseis.

O Guardian ainda traz matérias específicas sobre os EUA e a Austrália e uma sobre a petroleira Exxon. O Daily Mail também comentou as “bombas”.

 

ClimaInfo, 13 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar