Mudança climática aumentou em 100 vezes risco de ondas de calor extremo na Índia

Índia ondas de calor
Anushree Fadnavis/Reuters

A onda de calor intenso que assola boa parte da Índia e do Paquistão provavelmente tornou-se 100 vezes mais provável por causa das mudanças climáticas, de acordo com uma análise feita pela agência meteorológica britânica Met Office. Há quase um mês, o subcontinente indiano tem registrado temperaturas acima dos 40ºC em uma época do ano historicamente mais amena, antes do verão e da chegada das chuvas de monção. O calor antecipado tem causado sérios problemas de saúde pública e de segurança energética para indianos e paquistaneses.

Segundo os meteorologistas do Reino Unido, episódios de calor intenso nos meses de transição do inverno para o verão, em um cenário sem alteração na temperatura média global, aconteceriam uma vez a cada 300 anos. No entanto, considerando o aumento da temperatura média em mais de 1ºC em relação aos níveis pré-industriais, como é o caso atual, essa probabilidade explode para uma vez a cada três anos.

“Dados os extremos que vimos nas últimas semanas, pode-se esperar que o recorde anterior de 2010 [quando a Índia sofreu com uma megaonda de calor] seja quebrado este ano e descobrimos que, de fato, a influência humana tornaria esse evento cerca de 100 vezes mais provável”, explicou Nikos Christidis, pesquisador-chefe do estudo, ao Washington Post. Para o Guardian, o meteorologista Paul Hutcheon afirmou que os termômetros podem chegar a 50ºC em algumas localidades da Índia neste final de semana e na semana que vem, com temperaturas muito altas mesmo à noite. Axios, BBC e Bloomberg também repercutiram o estudo.

 

ClimaInfo, 20 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.