Austrália elege novo governo com compromisso de ação climática mais ambiciosa

Austrália eleições
Reprodução vídeo Reuters

Os últimos anos foram marcantes para a Austrália, que experimentou desastres climáticos dignos de pragas bíblicas: incêndios florestais, chuvas torrenciais, inundações históricas, calor extremo. Nada disso, no entanto, foi suficiente para que o conservador Scott Morrison conseguisse sair da letargia no que diz respeito à política climática australiana. Isso teve um custo amargo para ele e seus aliados neste final de semana, com uma vitória histórica da oposição trabalhista, liderada por Anthony Albanese, o novo primeiro-ministro do país.

Como a CNN assinalou, o clima foi um dos temas centrais da campanha eleitoral deste ano na Austrália. Em contraposição à omissão do governo conservador, os trabalhistas e outros partidos de oposição, como os verdes, ofereceram uma plataforma de governo pautada na retomada da política climática no país, com metas mais ambiciosas de redução de emissões e investimentos prioritários na geração renovável de energia. O resultado foi uma votação histórica para candidatos pró-clima em um país onde o tema costuma levantar discussões apaixonadas (e polêmicas).

A promessa do novo governo é aumentar a meta de mitigação da Austrália para 43% de corte de emissões de carbono até 2030 e chegar até o net-zero em 2050. Para tanto, o programa trabalhista prevê investimentos de US$ 20 bilhões para impulsionar fontes renováveis e diminuir a dependência do carvão na matriz elétrica e na pauta de exportações do país. Esses objetivos podem ficar ainda mais ambiciosos se a nova maioria trabalhista tiver que compor com os parlamentares verdes, que tiveram seu melhor resultado da história, para obter controle do Parlamento australiano.

A pressão sobre o novo governo deve ser grande: o clima extremo tem sido o novo normal da Austrália nos últimos anos. A BBC Brasil destacou que a ocorrência cada vez mais frequente e intensa de eventos como ondas de calor e tempestades está tornando áreas inteiras do país inviáveis para a habitação humana, com empresas de seguro se recusando a atender imóveis em áreas sob risco climático expressivo.

O resultado das eleições australianas e o papel do clima na agenda eleitoral também foi assinalado por veículos como Associated Press, BBC, Guardian, Independent, NY Times, Reuters e Wall Street Journal, entre outros.

 

ClimaInfo, 23 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.