IEA: com preços altos e oferta restrita, mundo atravessa crise generalizada de energia

24 de maio de 2022

A somatória de pandemia, conflitos armados, inflação global e mercado energético instável – fora a mudança climática, que é um problemão em si mesma – está colocando a humanidade na rota de uma crise de proporções históricas. O alerta é do diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (IEA), Fatih Birol, dado nesta 3a feira (24/5), no segundo dia do encontro do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça.

A principal preocupação de Birol está nas medidas tomadas pelos governos para conter o aumento dos preços da energia em geral, como novos e maiores subsídios governamentais e controle dos preços. “Muitos países têm falado em segurar o preço do combustível na Europa, na Ásia, em todo lugar. Para mim, medidas assim, para proteger a população, não deveriam ser universais, mas focava nos mais pobres”, defendeu o chefe da IEA.

Outro problema é o aumento da produção e queima de carvão, na contramão dos esforços climáticos internacionais, o que pode comprometer a viabilidade das metas de mitigação sob o Acordo de Paris. “Se eles [países] fizerem isso, estaremos comprometendo nosso futuro e nossas chances de atingir o rumo em clima estarão em xeque”, disse Birol, citado por Luciana Coelho na Folha. Assis Moreira também destacou a fala do chefe da IEA no Valor.

Os efeitos prolongados da crise causada pela invasão russa à Ucrânia também devem afetar o tabuleiro geopolítico global. Como assinalou Vivian Oswald n’O Globo, a perspectiva de uma recessão nos próximos meses, precipitada pela instabilidade no mercado internacional de combustíveis fósseis, pode abalar a coesão entre os países do G7 e do Ocidente em geral, que até aqui reagiram de maneira conjunta às agressões do governo de Vladimir Putin no leste europeu.

Em tempo: No Valor, Daniela Chiaretti relata outro impasse internacional – o acordo para proteger a biodiversidade global. Ela explica sua importância e os principais impasses, expressos em textos com colchetes dentro de colchetes dentro de colchetes (textos em colchetes, em negociações internacionais, indicam falta de consenso), colocando em risco o futuro da humanidade e de 1 milhão de espécies de animais e vegetais ameaçados de extinção.

 

ClimaInfo, 25 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar