Desmatamento cresce 66% na Mata Atlântica

25 de maio de 2022
Mata Atlântica desmatamento
Fotos Públicas

Infelizmente o dado não é nenhuma surpresa: entre 2020 e 2021, a Mata Atlântica perdeu 21.642 hectares de vegetação, um crescimento de 66% na comparação com o período anterior (2019-2020, de 13.053 ha).

Tal como os outros biomas brasileiros, a Mata Atlântica sofre com a política antiambiental do atual presidente da República, que vem impulsionando a destruição de áreas verdes nativas em todo o país. As informações são do Atlas da Mata Atlântica, lançado nesta 4a feira (25/6), da Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o INPE.

Cinco estados acumulam quase 90% do total de desmatamento observado na Mata Atlântica no último ano: Minas Gerais (9.209 ha), Bahia (4.968 ha), Paraná (3.299 ha), Mato Grosso do Sul (1.008 ha) e Santa Catarina (750 ha). Mesmo estados que vinham praticamente zerando o desmatamento do bioma, como São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe e Pernambuco, apresentaram uma alta no ritmo de destruição florestal. Os dados mostram um cenário preocupante: a Mata Atlântica está voltando a presenciar uma trajetória de destruição crescente depois de anos com números mais controlados.

“É um problema que afeta todo o país e impacta diretamente a sociedade, pois 70% da população e 80% da economia brasileira se concentram na região”, observou Luíz Fernando Guedes Pinto, diretor da SOS Mata Atlântica. “Se as derrubadas persistirem, vai faltar água, vai faltar alimento, vai faltar energia elétrica. É uma ameaça à vida, um desastre não só para o Brasil como para o mundo, pois importantes referências internacionais apontam a Mata Atlântica como um dos biomas que precisam ser restaurados com mais urgência para atingirmos a meta de redução de 1,5oC de aquecimento global”.

No Bom Dia Brasil (TV Globo), a jornalista Míriam Leitão classificou o cenário mostrado pelo Atlas como “um espanto, uma calamidade”, que reforça a urgência do poder público cumprir a legislação que protege o bioma, com mais fiscalização e controle. “Não está dando certo. Está tendo um retrocesso. Aqueles sinais que o governo tem dado de ‘olha, desmata, ocupa’ que tem aumentado o desmatamento na Amazônia, tem se refletido até na Mata Atlântica”.

Correio Braziliense, Estadão, Folha, g1, O Globo e Valor repercutiram os dados do Atlas da Mata Atlântica.

 

ClimaInfo, 26 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar