Clima extremo: primeiro furacão de 2022 atinge sul do México

Clima Extremo México
Jesus Torres/Reuters

O primeiro furacão de 2022 no leste do Pacífico atingiu o sul do México nesta 2a feira (30/5). Batizado de Agatha, o furacão se aproximou da costa mexicana pela cidade de Puerto Angel, no estado de Oaxaca, com ventos máximos sustentados de quase 170 km/h. Além do vento, o Agatha também trouxe um volume de chuva considerável, com expectativa de despejar até 410 mm de precipitação e a possibilidade de essa marca superar os 450 mm em algumas áreas.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), este é o furacão mais forte a atingir a costa do Pacífico em maio desde que os registros começaram, em 1949. A tempestade deve se dissipar em grande parte na 4a feira (1o/6), mas seus resquícios podem resultar em uma nova tempestade na região do Golfo do México no final desta semana.

O Centro de Previsão Climática da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) afirmou que o leste do Pacífico provavelmente experimentará um número subnormal de tempestades tropicais este ano, enquanto há uma chance de 65% de um número acima do normal de tempestades na bacia do Atlântico.

Associated Press, Bloomberg, Guardian e Reuters, entre outros, trouxeram mais informações sobre a passagem do furacão Agatha no México.

 

ClimaInfo, 31 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.