FIFA promete Copa do Mundo “verde”, mas especialistas discordam

31 de maio de 2022
Copa Catar verde
Reuters

Uma análise da Carbon Market Watch mostrou o “cartão amarelo” para a FIFA e o governo do Catar ao assinalar que a Copa do Mundo de 2022, que será realizada no principado árabe em novembro, não cumpre com as promessas de um evento “neutro em carbono”. De acordo com o levantamento, abordagens contábeis equivocadas e omissões suspeitas estão subestimando a pegada de carbono do torneio e desinformando patrocinadores, torcedores e o público em geral.

Os organizadores da Copa do Catar afirmam que o evento emitirá cerca de 3,6 megatoneladas de CO2 equivalente. No entanto, segundo a análise, a pegada dos estádios permanentes construídos para o evento considera apenas o use-share – ou seja, o número de dias do torneio foi dividido pela vida útil estimada dos estádios para chegar à parcela do total de emissões associadas à construção das arenas. Para a Carbon Market Watch, isso é problemático, já que os estádios foram construídos especificamente para a Copa do Mundo e o uso extensivo futuro desses espaços será pequeno por conta das características geográficas e desportivas do Catar. Para efeito de comparação, o país tinha apenas um estádio de grande porte antes de receber o direito de organizar a Copa de 2022; agora, ele terá oito arenas “padrão FIFA”.

“É improvável que os estádios sejam os locais mais eficientes ou eficazes para os serviços comunitários previstos nos planos de legado. Em nossa estimativa, a pegada total dos estádios permanentes construídos para a Copa do Mundo pode ter sido subestimada por um fator de oito, totalizando 1,6 MtCO2e em vez dos 0,2 MtCO2e relatados”, aponta o estudo. “Além disso, outras fontes de emissão podem ter sido subestimadas, como as decorrentes da exclusão de emissões de manutenção e operação dos estádios nos anos após o torneio”.

Bloomberg, Euronews e Reuters, entre outros, destacaram a análise da Carbon Market Watch sobre as promessas verdes da Copa do Mundo do Catar.

 

ClimaInfo, 1º de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar