Rio+30: o legado da conferência para o meio ambiente no Brasil

5 de junho de 2022
Rio+30
Luciana Whitaker - 3.jun.1992/Folhapress

Há 30 anos, o então presidente Fernando Collor abriu a sessão inaugural da Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, batizada ECO-92 ou Rio-92, no Rio de Janeiro. O encontro marcou a revitalização do debate internacional sobre meio ambiente no Pós-Guerra Fria e reposicionou o Brasil como um ator importante nas negociações diplomáticas sobre o tema depois de décadas perdidas na “defensiva” durante o regime militar.

Na Folha, Andrea Vialli fez um balanço do legado da Rio-92 para o ambientalismo brasileiro. O evento foi crucial para que a agenda ambiental se colocasse como um tema de debate público no Brasil, com atuação importante de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Temas como poluição do ar e da água, lixo e resíduos sólidos, proteção da diversidade biológica, combate ao desmatamento e ação contra a mudança do clima ganharam espaço no vocabulário das políticas públicas, o que também se refletiu em um destaque institucional maior para os setores governamentais que lidavam diretamente com o tema, como a transformação da antiga secretaria especial de meio ambiente no ministério do meio ambiente em 1993.

“Quando acaba a Guerra Fria, com a queda do Muro de Berlim, em 1989, a agenda mudou e dois novos grandes temas surgiram: a proteção do meio ambiente e os Direitos Humanos. De modo que o Brasil, de certa maneira, e o Rio de Janeiro, se beneficiaram dessa mudança de agenda”, explicou o embaixador Marcos Azambuja, então secretário-geral do Itamaraty à época da Rio-92, ao Jornal Nacional (TV Globo). “O mundo queria tratar de outros assuntos e estava um pouco desencantado com o desenvolvimento brutal, o desenvolvimento não sensível à natureza, ao meio ambiente”.

Ainda sobre a Rio-92, vale a pena assistir ao Globo Repórter da 6a feira (3/6). Para celebrar a data, a equipe visitou algumas das regiões mais vulneráveis do Brasil, como o rio Negro, o delta do Parnaíba e o Vale do Gurguéia, para mostrar como o avanço da crise climática, do desmatamento e da desertificação ameaçam a riqueza natural dessas áreas.

 

ClimaInfo, 6 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar