Indigenista e jornalista britânico desaparecem no Vale do Javari

6 de junho de 2022
Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips
Reprodução redes sociais

O indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista Dom Phillips, colaborador do jornal Guardian, estão desaparecidos na região do Vale do Javari, no Amazonas. Eles faziam de barco o trajeto até a cidade de Atalaia do Norte. Seu último avistamento confirmado aconteceu na manhã do último domingo (5/6), quando eles visitaram a comunidade ribeirinha São Rafael para conversar com uma liderança local. Depois disso, eles deveriam ter alcançado o destino final em cerca de duas horas, o que não aconteceu.

O desaparecimento foi confirmado pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIJAVA) no começo da tarde de ontem. A nota enfatiza que Pereira, que é servidor licenciado da FUNAI e possui grande experiência no estudo e na proteção de Povos Indígenas Isolados, vinha recebendo ameaças de madeireiros e pescadores que atuam ilegalmente dentro da Terra Indígena Vale do Javari. Phillips, por sua vez, está na região por conta de um livro que ele está escrevendo sobre a Amazônia brasileira. O britânico, que vive atualmente em Salvador (BA), foi correspondente do Guardian no país por quase 15 anos e tem colaborado como freelancer para o próprio Guardian e para outros veículos, como Washington Post e NY Times.

De acordo com O Globo, uma das ameaças contra Pereira teria sido feita por pescadores em razão de seu trabalho na proteção dos direitos indígenas. “Sei que quem é contra nós é o Beto Índio e Bruno da Funai, quem manda os índios irem para área prender nossos motores e tomar nosso peixe. Só vou avisar dessa vez, que se continuar desse jeito, vai ser pior para vocês. Melhor se aprontarem. Tá avisado”, diz uma das cartas. Recentemente, o indigenista acompanhou uma equipe de vigilância indígena da UNIJAVA em uma incursão na TI Vale do Javari, onde foram apreendidos equipamentos de pesquisa, caça e dezenas de quilos de peixe e tracajás.

O Ministério Público Federal instaurou procedimento administrativo para apurar o caso e acionou a Polícia Federal, a Força Nacional de Segurança Pública, a Polícia Civil do Amazonas, a Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari e a Marinha do Brasil para atuar nas buscas e resgate. “O MPF seguirá intermediando as ações de buscas e mobilizando as forças para assegurar a atuação integrada e articulada das autoridades, visando solucionar o caso o mais rápido possível”, disse em nota. A FUNAI, por sua vez, fez questão de reafirmar a’O Globo que Pereira “não estava na região em missão institucional”, mas que está acompanhando a situação. Já o Guardian manifestou preocupação com o desaparecimento de Phillips e que está em contato com a Embaixada do Reino Unido no Brasil.

BBC Brasil, Carta Capital, Deutsche Welle, Folha, g1, RFI e UOL, entre outros, repercutiram a notícia. No exterior, Associated Press e Reuters destacaram a situação e as buscas por Bruno Pereira e Dom Phillips.

 

ClimaInfo, 7 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar