Indigenista e jornalista britânico desaparecem no Vale do Javari

Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips
Reprodução redes sociais

O indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista Dom Phillips, colaborador do jornal Guardian, estão desaparecidos na região do Vale do Javari, no Amazonas. Eles faziam de barco o trajeto até a cidade de Atalaia do Norte. Seu último avistamento confirmado aconteceu na manhã do último domingo (5/6), quando eles visitaram a comunidade ribeirinha São Rafael para conversar com uma liderança local. Depois disso, eles deveriam ter alcançado o destino final em cerca de duas horas, o que não aconteceu.

O desaparecimento foi confirmado pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIJAVA) no começo da tarde de ontem. A nota enfatiza que Pereira, que é servidor licenciado da FUNAI e possui grande experiência no estudo e na proteção de Povos Indígenas Isolados, vinha recebendo ameaças de madeireiros e pescadores que atuam ilegalmente dentro da Terra Indígena Vale do Javari. Phillips, por sua vez, está na região por conta de um livro que ele está escrevendo sobre a Amazônia brasileira. O britânico, que vive atualmente em Salvador (BA), foi correspondente do Guardian no país por quase 15 anos e tem colaborado como freelancer para o próprio Guardian e para outros veículos, como Washington Post e NY Times.

De acordo com O Globo, uma das ameaças contra Pereira teria sido feita por pescadores em razão de seu trabalho na proteção dos direitos indígenas. “Sei que quem é contra nós é o Beto Índio e Bruno da Funai, quem manda os índios irem para área prender nossos motores e tomar nosso peixe. Só vou avisar dessa vez, que se continuar desse jeito, vai ser pior para vocês. Melhor se aprontarem. Tá avisado”, diz uma das cartas. Recentemente, o indigenista acompanhou uma equipe de vigilância indígena da UNIJAVA em uma incursão na TI Vale do Javari, onde foram apreendidos equipamentos de pesquisa, caça e dezenas de quilos de peixe e tracajás.

O Ministério Público Federal instaurou procedimento administrativo para apurar o caso e acionou a Polícia Federal, a Força Nacional de Segurança Pública, a Polícia Civil do Amazonas, a Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari e a Marinha do Brasil para atuar nas buscas e resgate. “O MPF seguirá intermediando as ações de buscas e mobilizando as forças para assegurar a atuação integrada e articulada das autoridades, visando solucionar o caso o mais rápido possível”, disse em nota. A FUNAI, por sua vez, fez questão de reafirmar a’O Globo que Pereira “não estava na região em missão institucional”, mas que está acompanhando a situação. Já o Guardian manifestou preocupação com o desaparecimento de Phillips e que está em contato com a Embaixada do Reino Unido no Brasil.

BBC Brasil, Carta Capital, Deutsche Welle, Folha, g1, RFI e UOL, entre outros, repercutiram a notícia. No exterior, Associated Press e Reuters destacaram a situação e as buscas por Bruno Pereira e Dom Phillips.

 

ClimaInfo, 7 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.