Tecnologias e ferramentas de monitoramento ambiental

Nesta aula,  o engenheiro florestal Tasso Azevedo, fala sobre o Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil (Mapbiomas). Trata-se de uma rede colaborativa que revela, por meio da ciência, as transformações do território brasileiro, tornando acessível o conhecimento sobre o uso da terra, a fim de buscar a conservação e combater as mudanças climáticas. Ele explica, ainda, como funciona o Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG).

Destaques da aula:
  • O país ocupa o 5º lugar no ranking das nações que mais lançam gases de efeito estufa (GEEs) na atmosfera. Esse e outros dados estão disponíveis no Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG).
  • O planeta está aquecendo, e a principal causa dessa elevação da temperatura global é a ação humana, principalmente pela queima de combustíveis fósseis. Nos últimos 50 anos, o aumento médio da temperatura foi de 1,2ºC. Além disso, os dez anos mais quentes no planeta foram registrados após 2005 – o ano de 2016 foi o mais quente deste século.

O Mapbiomas (Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil), que é uma rede colaborativa que revela as transformações do território brasileiro, por meio da ciência, tornando acessível o conhecimento sobre o uso da terra, a fim de buscar a conservação e combater as mudanças climáticas. 

O Brasil é responsável por 3,2% das emissões anuais globais de gases de efeito estufa (GEE), mas abriga apenas 2,5% da população mundial. Além disso, o país ocupa o 5º lugar no ranking das nações que mais lançam GEEs na atmosfera, perdendo apenas para China, Estados Unidos, Índia e Rússia – todos eles com maiores população e território.

No cálculo per capita, a média brasileira de emissão anual é de dez toneladas de CO2 ao ano por habitante. Acima do Brasil estão apenas os Estados Unidos, com média per capita anual de 18 toneladas de CO2.

Esses dados estão disponíveis no Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG), apresentado nesta aula pelo engenheiro florestal Tasso Azevedo. Ele demonstra aos alunos as funcionalidades da plataforma, que pode ser uma grande aliada dos jornalistas na abordagem das pautas climáticas.

O sistema permite a realização de pesquisas com recortes territoriais por diferentes critérios, como estados  e municípios, reservas indígenas, bacias hidrográficas, entre outros. Há também a possibilidade de segmentação por atividades econômicas, e a análise por períodos de tempo determinados. Os dados são disponibilizados de forma aberta e gratuita, em mapas visuais e de fácil entendimento.

Saiba mais:

Mapbiomas
https://mapbiomas.org
Observatório do Clima
https://www.oc.eco.br
SEEG Brasil
https://seeg.eco.br/
Número de queimadas por mês por estado ou por bioma
https://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/portal-static/estatisticas_estados/
Área queimada por bioma por mês
https://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/aq1km/
Fantástico: série Brasil | Colapso Ambiental https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2021/08/15/brasil-colapso-ambiental-dados-ineditos-revelam-como-o-fogo-esta-destruindo-os-biomas-brasileiros.ghtml
Observatório do Clima – Por que falar de mudança climática e gênero juntos
https://generoeclima.oc.eco.br/por-que-falar-de-mudanca-climatica-e-genero-juntos/

Sobre o professor:

Tasso Azevedo é engenheiro florestal, consultor e empreendedor social em sustentabilidade, floresta e clima. Coordenador do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG) e do Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil (MapBiomas), é colunista de O Globo e da Revista Época Negócios. Acadêmico visitante do Brasil Lab da Universidade de Princeton, Azevedo foi diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, diretor-executivo do Imaflora e curador do Blog do Clima.