Biden tenta mostrar liderança climática dos EUA na Cúpula das Américas

Cúpula das Américas
AP - Marcio Jose Sanchez

Pressionado dentro e fora dos EUA, o governo de Joe Biden quer aproveitar a Cúpula das Américas, que começou nesta 2a feira (6/6) em Los Angeles, para mostrar que a Casa Branca quer liderar os esforços globais contra a mudança do clima e pela proteção do meio ambiente. Esses tópicos estão na agenda de discussão dos chefes de Estado e de governo e devem ser importantes na declaração final.

No UOL, Jamil Chade informou que o texto sobre clima já está acordado entre os representantes diplomáticos. O Brasil teria demonstrado desconforto com a proposta inicial dos negociadores norte-americanos, que conteria sinalizações mais fortes sobre a transição para fontes energéticas renováveis. Junto com a Colômbia, os diplomatas do Itamaraty apresentaram um texto alternativo, mais suave, que acabou sendo aceito pela Casa Branca.

Ainda existe alguma expectativa em torno de um acordo entre Brasil e Estados Unidos sobre mudança do clima e desmatamento na Amazônia, tópicos que desgastaram a relação bilateral no último ano. Por um lado, o governo Biden não quer melindrar o diálogo com o Brasil, principal país latino-americano que participará do encontro de Los Angeles. Por outro, o descalabro ambiental brasileiro, piorado pelo desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, continua sendo um sapo gordo demais para ser engolido pela Casa Branca.

Claro que o presidente brasileiro não perderia a chance de facilitar um mal-estar com os Estados Unidos na véspera de sua viagem ao país.

Em entrevista, ele voltou a repetir as acusações descabidas de “fraude” nas eleições presidenciais norte-americanas de 2020, quando Biden se elegeu derrotando o então presidente Donald Trump, seu aliado e ídolo político. “Quem diz é o povo americano. Não vou entrar em detalhes sobre a soberania de outro país. Agora, o Trump estava muito bem. E muita coisa chegou para gente que a gente fica com o pé atrás. A gente não quer que aconteça isso no Brasil”, disse o brasileiro, em mais um show de (falta de) diplomacia, repercutido por O Globo.

BBC Brasil, Bloomberg, CNN Brasil, Deutsche Welle, Estadão, g1 e RFI repercutiram as expectativas para a Cúpula das Américas em Los Angeles.

Em tempo: O presidente Biden recebeu nesta 3ª feira (7/6) uma carta assinada por organizações da sociedade civil brasileira pedindo que ele cobre o colega brasileiro por respeito às instituições democráticas, ao processo eleitoral e ao meio ambiente. O documento foi assinado por mais de 70 entidades, entre elas o ClimaInfo. “Neste momento, a inflação, a fome, a violência e o desmatamento estão aumentando no Brasil. Em vez de tirar seu país da crise, o [atual presidente brasileiro] está encenando um golpe de Estado. Ele está atacando nossa Suprema Corte e lançando as bases para desacreditar as próximas eleições e matar a democracia no maior país da América Latina”, diz a carta. O UOL noticiou e o g1 publicou a íntegra da carta.

 

ClimaInfo, 8 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.