Indígenas denunciam exclusão da Cúpula das Américas

Cúpula das Américas indígenas
Reprodução twitter

Representantes indígenas denunciaram nesta 4ª feira (8/6) que não foram incluídos na relação de participantes da Cúpula das Américas, que acontece nesta semana em Los Angeles, nos Estados Unidos. De acordo com Atossa Soltani, da Amazon Watch, diversos delegados indígenas que tinham credencial para entrar no espaço oficial do evento tiveram entrada barrada sob a justificativa de “limitação de espaço” por segurança. “As vozes indígenas não estão sendo ouvidas na Cúpula”.

A AFP destacou a situação de alguns dos representantes indígenas barrados em Los Angeles. Muitos deles fizeram viagem de milhares de quilômetros, ao custo de outros milhares de dólares, para chegar ao encontro. Além da falta de espaço para participação, os indígenas também ressaltaram a desconfiança com o encontro entre os presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o do Brasil. A questão do desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips na Amazônia também foi lembrada por indígenas e ativistas sociais.

Por falar em ativistas, um caminhão circulou pelas ruas de Los Angeles com recados de boas-vindas bem sugestivos ao presidente brasileiro. “Fuera B********”, “Don’t trust B********”, “B******** loves Trump”, entre outras mensagens, todas acompanhadas por imagens do presidente, apareceram em telas de LED no veículo. Cartazes também foram afixados em diversos pontos da cidade cobrando o governo Biden por mais pressão sobre o governo brasileiro pelo desmatamento e os ataques à democracia. A Folha destacou a ação.

Aliás, a conversa entre Biden e o presidente brasileiro deve ser um festival de “climão” entre os dois chefes de Estado. A Reuters classificou a reunião como “esquisita”, recordando os diversos ataques feitos pelo brasileiro contra o colega norte-americano, especialmente no contexto das acusações descabidas de “fraude” nas eleições presidenciais de 2020 nos EUA; na época, o líder brasileiro se solidarizou com o então presidente Donald Trump e subscreveu suas teorias bizarras. Já a Bloomberg lembrou que Biden precisa politicamente dessa conversa com o presidente brasileiro, já que a Cúpula das Américas corre risco de esvaziamento por desinteresse de outros líderes da região. Na BBC Brasil, Mariana Sanches fez um apanhado de questões – a maior parte delas, espinhosa – que os dois presidentes deverão discutir nesta 5a feira (9/6) em Los Angeles, desde comércio internacional e eleições até, óbvio, meio ambiente e clima.

 

ClimaInfo, 9 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.