Desaparecidos no Vale do Javari: manifestações internacionais criticam inação do governo brasileiro

Dom Philips e Bruno Pereira vigília
Toby Melville/ Reuters

Nesta 5ª feira (9/6), diversos protestos foram registrados em cidades na Europa e nos Estados Unidos em favor do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, desaparecidos desde o último domingo na região do Vale do Javari, no Amazonas. Em Londres, familiares de Phillips participaram da manifestação em frente à embaixada do Brasil no Reino Unido e cobraram mais proatividade das autoridades brasileiras nas buscas. “Eles [autoridades] podem fazer mais, podem intensificar as buscas, colocar mais recursos para isso, e se houve alguma atividade criminosa, as pessoas buscarão justiça”, disse Sian Phillips, irmã do jornalista britânico.

Já nos EUA, o protesto aconteceu em Los Angeles durante a Cúpula das Américas, que acontece nesta semana. Duas caminhonetes com telas LED foram estacionadas em frente ao espaço oficial do encontro, exibindo mensagens sobre a falta de interesse do governo federal nas buscas por Pereira e Phillips. As manifestações foram repercutidas na imprensa brasileira, com destaques em veículos como Folha, g1, Metrópoles, O Globo, TV Cultura e UOL.

Editores dos jornais Guardian e Washington Post, dois veículos com os quais Phillips colaborou nos últimos anos, mobilizaram seus colegas de outras 20 grandes organizações de mídia e de liberdade de imprensa para divulgar uma carta aberta ao presidente brasileiro. No texto, eles cobram o governo federal para “intensificar urgentemente os esforços de busca” pelo jornalista e o indigenista no Vale do Javari. “Como editores e colegas que trabalharam com Dom, agora estamos muito preocupados com relatos do Brasil de que os esforços de busca e resgate até agora têm recursos mínimos, com as autoridades nacionais demorando a oferecer a assistência necessária”. Guardian e Folha destacaram essa notícia.

 

ClimaInfo, 10 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.