Clima extremo: Espanha sofre com onda de calor antecipada

Clima Extremo Espanha
Reprodução v[ideo Reuters

Ainda não é verão no hemisfério norte, mas as temperaturas já estão nas alturas em parte do continente europeu. Os termômetros chegaram aos 40ºC neste final de semana em diversas cidades na Espanha por conta de uma forte onda de calor que atingiu a costa mediterrânea. Guardian, Reuters e RFI destacaram o calor espanhol.

De acordo com meteorologistas, a onda se originou de uma massa de ar quente vinda do norte da África. Essa região também sofre com temperaturas acima da média neste final de primavera, com termômetros atingindo a casa dos 45ºC em algumas localidades. O calor também tem sido intenso no Golfo Pérsico: no Kuwait, o calor chegou a 50ºC no último dia 4, o registro mais prematuro de calor pré-verão desta magnitude da história do país.

Na Europa, o calor no Mediterrâneo está se refletindo em outros pontos: o Reino Unido também deve registrar nesta semana temperaturas acima dos 35ºC. O calor deve ser tão intenso quanto em locais tradicionalmente mais quentes, como as Ilhas Canárias e Portugal, relatou o Guardian.

As temperaturas também chegaram a patamares extremos no sudoeste dos Estados Unidos no final de semana. Cidades como Las Vegas (Nevada) e Denver (Colorado), além do Vale da Morte (Califórnia) registraram as maiores temperaturas do ano no último sábado (11/6), com termômetros chegando a 50ºC em algumas localidades. Já no Alasca, no extremo norte do continente americano, as temperaturas altas precipitaram um incêndio florestal que já consumiu uma área de cerca de 438 km2. Associated Press, Guardian e Washington Post deram mais informações.

 

ClimaInfo, 14 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.