Municípios amazônicos dominam top 10 de emissões de carbono no Brasil

SEEG emissões municípios
Vitor Moriyama/Amazônia em Chamas

O município brasileiro com o maior volume de emissões de gases de efeito estufa tem pouco mais de 115 mil habitantes. Pois é: ao invés de megalópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, com milhões de habitantes, Altamira (PA) lidera o ranking das cidades brasileiras com maior pegada de carbono do país. O motivo é simples: o avanço do desmatamento e das queimadas faz com que o município paraense supere cariocas e paulistanos no total de gases de efeito estufa emitidos todos os anos.

Os dados foram apresentados pelo Sistema de Estimativas de Emissões de GEE (SEEG), do Observatório do Clima, em sua 2a série com dados de emissões por municípios no Brasil. Dos dez maiores emissores de GEE do país, com exceção de SP e Rio, todos os demais estão localizados na Amazônia Legal: São Félix do Xingu (PA), Porto Velho (RO), Lábrea (AM), Pacajá (PA), Novo Progresso (PA), Colniza (MT) e Apuí (AM).

O SEEG calculou as emissões de GEE de todos os 5.570 municípios brasileiros em 2019 e reconstituiu a trajetória das emissões desde 2000, com mais de uma centena de fontes de emissão nos setores de energia, indústria, agropecuária, tratamento de resíduos e mudança de uso da terra e florestas. As emissões de Altamira atingiram 35,2 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (MtCO2e), o que colocou o município paraense à frente de países como Suécia e Noruega no quadro global. Ao todo, os dez municípios com maior pegada de carbono liberaram 198 MtCO2e em 2019, mais do que todas as emissões de nações como Peru e os Países Baixos.

Nesta edição, o SEEG também cruzou os dados de emissões associados à agropecuária com o valor de PIB agro nos municípios, levantado pelo IBGE. Sem surpresas, a análise mostrou que os dez municípios com maiores emissões do país não estão entre aqueles com maior PIB agropecuário, o que evidencia que as emissões não resultam em ganho econômico para esses municípios.

CNN Brasil, Estadão, Folha, g1 e Metrópoles, entre outros, repercutiram o levantamento do SEEG Municípios.

 

ClimaInfo, 14 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.