ONU reforça preocupação com violência contra indígenas e ambientalistas no Brasil

14 de junho de 2022

A alta-comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, expressou preocupação com a situação dos Povos Indígenas e dos defensores do meio ambiente no Brasil. Em discurso nesta 2a feira (13/6) em Genebra, Suíça, a ex-presidente chilena ressaltou o impacto do garimpo nas comunidades indígenas e tradicionais da Amazônia, bem como ameaças e episódios de violência contra esses grupos. “Eu apelo às autoridades para que assegurem o respeito pelos direitos fundamentais e a independência das instituições”, destacou Bachelet. Metrópoles, RFI e UOL repercutiram a fala.

Ainda sobre violência, centenas de indígenas participaram de uma manifestação em Atalaia do Norte (AM) cobrando as autoridades mais proteção e investigações sobre o paradeiro de Bruno Pereira e Dom Phillips. “Bruno lutou pelo Vale do Javari, agora o Vale do Javari luta por Bruno e Dom”, dizia uma das faixas. Representantes indígenas criticaram duramente a omissão do governo federal na fiscalização da Terra Indígena Vale do Javari e os repetidos ataques contra os direitos indígenas pelo atual presidente da República. “B******** tem raiva dos Povos Indígenas, e ele deveria ser presidente de todos os brasileiros”, afirmou a cacique Sandra Mayouruna. Folha e O Globo repercutiram a manifestação.

“O desaparecimento de Dom e Bruno nos faz questionar: é possível falarmos em uma democracia de fato enquanto jornalistas e militantes são calados à força quando ousam importunar os poderes estabelecidos? É plausível falar de cidadania enquanto povos inteiros são exterminados a bel-prazer daqueles que olham para a natureza como fonte de lucro e não de vida?”, questionou Rafael Rezende (UERJ) na coluna Latinoamérica 21, da Folha. “Precisamos de mais democracia para superar o violento projeto colonial que fundou e ordenou o Brasil explorando a natureza, aniquilando os Povos Indígenas e silenciando as vozes divergentes”. 

Em tempo: O Globo abordou as propostas que estão sendo apresentadas pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública aos pré-candidatos à Presidência da República nas eleições de 2022. A proteção da Amazônia, que ganhou destaque com o desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips, é uma das ações defendidas. Para tanto, o Fórum propõe a implantação efetiva do Sistema Único de Segurança Pública para ajudar no combate à sobreposição de crimes ambientais, sexuais, homicídios e domínio de facções criminosas na região amazônica.

 

ClimaInfo, 14 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar