Pré-sal aumenta exportação de petróleo, mas Brasil segue dependente de combustível importado

14 de junho de 2022

A exploração do pré-sal tornou o Brasil um dos grandes exportadores de petróleo do mundo, tal como prometido pelo governo brasileiro no começo da década passada. No entanto, a outra promessa dessa época, a de que esse petróleo geraria riquezas e desenvolvimento a estados e municípios, ainda está longe de ser uma realidade. Enquanto isso, o país vive um paradoxo: ele exporta grande quantidade de petróleo, mas importa um volume igualmente significativo de combustível refinado, o que deixa o mercado brasileiro bastante vulnerável aos humores internacionais.

Na Folha, Nicola Pamplona explicou parte desse paradoxo: enquanto a produção de petróleo disparou depois do pré-sal entrar em operação, com aumento de 53% entre 2010 e 2021, a produção de gasolina e diesel cresceu apenas 5,4% nesse período. Uma única refinaria nacional entrou em operação (parcial, vale lembrar) na última década – a de Abreu e Lima, em Pernambuco. Sem aumentar sua capacidade de refino, o Brasil segue importando cerca de 25% do diesel e 7% da gasolina que consome.

Os fatores que resultaram nesse cenário curioso são variados. Do ponto de vista interno, a última década foi marcada por um misto de desaquecimento econômico, instabilidade política e interferências governamentais diretas e indiretas no mercado de petróleo e gás, além dos reflexos das investigações da Operação Lava Jato na Petrobras. Já do ponto de vista externo, o mercado global atravessou um período de baixos preços e incerteza sobre investimentos futuros das petroleiras. A escalada recente dos preços deve favorecer novos investimentos no refino, mas isso não acontecerá da noite para o dia.

 

ClimaInfo, 14 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar