Embaixador em Londres pede desculpas à família de Dom Phillips por desencontro de informações

Dom Phillips e Bruno Pereira embaixada
Joédson Alves/EPA

O embaixador do Brasil no Reino Unido, Fred Arruda, pediu desculpas à família do jornalista Dom Phillips por conta de uma confusão de informações sobre a localização dele e de Bruno Pereira no Vale do Javari. Na 2ª feira (13/6), representantes da embaixada contataram familiares de Phillips afirmando que dois corpos teriam sido encontrados em uma das áreas de busca, possivelmente dos desaparecidos. No entanto, essa informação foi prontamente refutada pela Polícia Federal.

“Estamos profundamente sentidos que a Embaixada tenha passado uma informação à família ontem que não se provou correta”, afirmou o embaixador em nota encaminhada aos familiares de Phillips e divulgada pelo Guardian nesta 3ª feira (14/6). “Houve precipitação por parte de nossa equipe, pelo que peço desculpas de todo o coração. Nossos pensamentos permanecem com Dom, Bruno, vocês e os outros membros das duas famílias”. Andreia Sadi também destacou a desculpa do embaixador brasileiro em seu blog no g1.

Em tempo: Vale a pena ler o texto de Andrew Downie e Tom Phillips no Guardian sobre a amizade entre Bruno Pereira e Dom Phillips. Por quase quatro anos, o indigenista brasileiro e o jornalista britânico viajaram pela Amazônia documentando a vida, a luta e a resistência dos Povos da Floresta às forças destrutivas que a ameaçam. “Eles se agacharam em canoas e amarraram suas redes um ao lado do outro em árvores antigas. Eles compartilharam refeições enlatadas, cutucavam um ao outro com a passagem silenciosa de um macaco ou jacaré, e quando um deles caía de cara nas águas turvas de um rio ou pântano, o outro estava lá para puxá-lo para fora”. Dom encontrou em Bruno não apenas um guia para desbravar a floresta, mas um amigo para todas as horas. Já Bruno encontrou em Dom alguém com o encantamento de quem é apaixonado pela Amazônia, tal como ele.

 

ClimaInfo, 15 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.