EUA e Europa cobram resposta às mortes de Bruno e Dom na Amazônia

19 de junho de 2022
EUA Europa Justiça para Dom e Bruno
REUTERS/Ueslei Marcelino

O assassinato brutal do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips na Amazônia tem causado indignação internacional, o que levou os Estados Unidos e a União Europeia a cobrar justiça.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, ofereceu condolências às famílias de Dom e Bruno e disse que os dois foram “assassinados por apoiar a conservação da floresta tropical e dos Povos Nativos”. Price escreveu no Twitter: “Fazemos um apelo por prestação de contas e justiça: devemos fortalecer coletivamente os esforços para proteger os defensores ambientais e os jornalistas.”

Pelo lado da União Europeia, “Anna Cavazzini, eurodeputada e vice-presidente da Delegação do Parlamento Europeu para o Brasil, deixou claro que as mortes de Bruno Pereira e de Dom Phillips terão um impacto direto na relação já deteriorada do país com o bloco europeu. Ela ainda sugere que a violência é resultado direto do comportamento do presidente Jair Bolsonaro”, segundo relata Jamil Chade no UOL.

Chade também relata o que ouviu de diplomatas experimentados: “Os assassinatos de um indigenista e um jornalista escancaram uma crise de imagem ‘sem precedentes’ para o Brasil, que já era alvo de questionamentos, críticas e preocupações internacionais (…) a confirmação das mortes de Bruno Pereira e de Dom Phillips aprofunda um mal-estar e pode ‘sepultar’ qualquer tentativa de inserção do governo de Jair Bolsonaro no exterior.” 

O Guardian descreveu a última viagem de Bruno e Dom e afirmou que as impressões digitais de Bolsonaro estão em tudo o que se relaciona com este caso. A CNN detalhou o que levou Bruno e Dom a arriscarem suas vidas. A Reuters escreveu sobre os tributos a Bruno e Dom feitos por ambientalistas, colegas jornalistas, famílias e amigos. O Huffington Post publicou artigo afirmando que as mortes de Bruno e Dom eram inevitáveis no Brasil de Bolsonaro. E Robert Muggah, cofundador do Instituto Igarapé, detalha para a npr porque as mortes de Bruno e Dom foram uma tragédia anunciada.

 

ClimaInfo, 20 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar