EUA e Europa cobram resposta às mortes de Bruno e Dom na Amazônia

EUA Europa Justiça para Dom e Bruno
REUTERS/Ueslei Marcelino

O assassinato brutal do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips na Amazônia tem causado indignação internacional, o que levou os Estados Unidos e a União Europeia a cobrar justiça.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, ofereceu condolências às famílias de Dom e Bruno e disse que os dois foram “assassinados por apoiar a conservação da floresta tropical e dos Povos Nativos”. Price escreveu no Twitter: “Fazemos um apelo por prestação de contas e justiça: devemos fortalecer coletivamente os esforços para proteger os defensores ambientais e os jornalistas.”

Pelo lado da União Europeia, “Anna Cavazzini, eurodeputada e vice-presidente da Delegação do Parlamento Europeu para o Brasil, deixou claro que as mortes de Bruno Pereira e de Dom Phillips terão um impacto direto na relação já deteriorada do país com o bloco europeu. Ela ainda sugere que a violência é resultado direto do comportamento do presidente Jair Bolsonaro”, segundo relata Jamil Chade no UOL.

Chade também relata o que ouviu de diplomatas experimentados: “Os assassinatos de um indigenista e um jornalista escancaram uma crise de imagem ‘sem precedentes’ para o Brasil, que já era alvo de questionamentos, críticas e preocupações internacionais (…) a confirmação das mortes de Bruno Pereira e de Dom Phillips aprofunda um mal-estar e pode ‘sepultar’ qualquer tentativa de inserção do governo de Jair Bolsonaro no exterior.” 

O Guardian descreveu a última viagem de Bruno e Dom e afirmou que as impressões digitais de Bolsonaro estão em tudo o que se relaciona com este caso. A CNN detalhou o que levou Bruno e Dom a arriscarem suas vidas. A Reuters escreveu sobre os tributos a Bruno e Dom feitos por ambientalistas, colegas jornalistas, famílias e amigos. O Huffington Post publicou artigo afirmando que as mortes de Bruno e Dom eram inevitáveis no Brasil de Bolsonaro. E Robert Muggah, cofundador do Instituto Igarapé, detalha para a npr porque as mortes de Bruno e Dom foram uma tragédia anunciada.

 

ClimaInfo, 20 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.