PF ignora denúncias de indígenas e descarta crime organizado nos assassinatos de Bruno e Dom

19 de junho de 2022
Bruno Pereira Dom Phillips investigação
REUTERS/Ueslei Marcelino

A Polícia Federal (PF) divulgou em nota o descarte da possibilidade de haver mandantes por trás dos assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips no Vale do Javari. Segundo a nota, não há evidências para apoiar a teoria e os assassinatos provavelmente foram cometidos por motivos pessoais. A linha de investigação era considerada devido ao trabalho das vítimas na proteção dos indígenas da região.

No entanto, a Folha e o Estadão informam que policiais federais desconfiam da participação de mais pessoas no assassinato. Do Estadão: “Até o momento, estão presos Amarildo da Costa Oliveira, o “Pelado”, e o irmão dele, Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como “Dos Santos”. A corporação avalia novas prisões nos próximos dias.”

A mudança na investigação foi criticada por líderes indígenas e organizações de Direitos Humanos, que acusam a PF de ignorar importantes pistas e de não investigar adequadamente o caso. Também manifestaram a preocupação quanto ao descarte da existência de mandantes levar ao encerramento da investigação sem que os verdadeiros motivos por trás dos assassinatos sejam revelados.

A colunista Miriam Leitão estranhou n’O Globo o descarte da existência de mandante ou organização criminosa por trás do assassinato: “O que a PF fez foi afastar a principal linha de investigação, a mais provável (… )Investigador bom não descarta a linha de investigação. Investigador bom não descarta a linha de investigação mais provável. Todos os sinais prévios são de que os executores sejam ligados a alguma organização criminosa que atua na região.”

Folha, Amazônia Real, Pública, Valor, entre outros veículos, também divulgaram as informações.

Em tempo: A presidência da FUNAI negou por três vezes os pedidos de nomeação de responsável pelo Serviço de Gestão Ambiental e Territorial da região do Javari, deixando assim vago um cargo decisivo para a fiscalização da região.

 

ClimaInfo, 20 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar