Termômetros superam 40ºC na Europa com onda de calor pré-verão

Ondas de Calor Europa
Clara Margais/dpa/alliance

A onda de calor que tem varrido a Europa na última semana não mostra sinais de abrandamento, com temperaturas em algumas partes do continente atingindo mais de 40ºC. Esta onda de calor chegou antes do verão e está causando estragos em todo o continente, como incêndios e escassez de água sendo relatados na Espanha e na Itália.

Na Espanha, a onda de calor exacerbou o já grave problema dos incêndios, tendo sido reportados mais de 1.000 incêndios na última semana. O governo espanhol enviou militares para ajudar a combater os incêndios, mas até agora não foi possível controlar os focos.

Na Itália, a onda de calor levou à escassez de água em algumas partes do país, uma vez que os rios secam e os reservatórios andam bem abaixo da média de volume estocado. O governo italiano tem incentivado as pessoas a usar a água com moderação, mas sem o fim da onda de calor à vista, não está claro por quanto tempo a situação será sustentável.

A onda de calor também está causando problemas para os sistemas energéticos da Europa, à medida que a demanda de eletricidade aumenta. Na França, o operador de rede elétrica RTE advertiu que a onda de calor poderia levar a apagões e estimulou as pessoas a usarem menos energia. Na Alemanha, a onda de calor levou a um aumento no preço da eletricidade, à medida que as usinas de energia lutam para atender a demanda.

Em tempo: O Climatologista francês Robert Vautard, diretor do Instituto Pierre-Simon-Laplace de Ciências Climáticas, diz que é possível que a França ultrapasse o limiar simbólico de 50ºC no futuro, como na Índia e no Paquistão.

 

ClimaInfo, 20 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.