Clima extremo: calor excessivo está piorando crise de opióides no sul dos EUA

clima extremo
Caitlin O’Hara para o The Guardian

No Guardian, Nina Lakhani chamou a atenção para um impacto silencioso da onda de calor que assola boa parte do sudoeste dos Estados Unidos nas últimas semanas. O calor excessivo tem sido fator contribuinte para o aumento do número de óbitos por overdose de opióides, intensificando uma crise de saúde pública que se arrasta há décadas no país.

Um dos estados mais afetados pela escalada de casos de overdose por opióides é o Arizona, que também vem sofrendo com temperaturas mais altas que a média histórica nos últimos meses. A população mais vulnerável é exatamente aquela mais exposta ao uso indiscriminado de metanfetamina e fentanil – os moradores de rua. O consumo dessas drogas aumenta o risco de problemas associados ao calor, como insolação e desidratação. Em muitos casos, a pessoa fica inconsciente em uma área aberta, sem a proteção de sombra, exposta ao sol inclemente. Como resultado, ela entra em colapso cardiorrespiratório, o que resulta em seu óbito.

Por falar em calor extremo, o NY Times fez um levantamento do impacto das altas temperaturas neste começo de verão no hemisfério norte. Os termômetros já registram temperaturas recordes para o período na América do Norte, Europa Mediterrânea, norte e centro da China. Outras áreas, como Índia e Paquistão, ainda vivem com os efeitos da forte onda de calor que assolou boa parte do subcontinente indiano no mês passado. O g1 também destacou o impacto do calor extremo no hemisfério norte.

O Japão também sofre recordes de calor. Uma estação meteorológica na cidade de Isesaki, a 85 km de Tóquio, registrou temperatura de 40,2oC na tarde de sábado (25/6), a marca mais alta já registrada no país para o mês de junho. A Agência Meteorológica do país alertou a população para o perigo do calor extremo neste verão e para o risco de colapso do sistema elétrico devido ao consumo excessivo de energia. Informações da Reuters e Washington Post.

 

ClimaInfo, 27 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.