Mineração em alto-mar vira preocupação em conferência da ONU sobre oceanos

29 de junho de 2022
mineração em alto mar
WWF

Uma das principais preocupações de cientistas e participantes da Conferência da ONU sobre Oceanos, que acontece nesta semana em Lisboa, é a perspectiva de uma explosão da mineração em alto-mar. Muitos países, inclusive pequenas nações insulares, defendem a atividade como uma maneira para obter metais e minérios necessários para impulsionar a transição energética para as fontes renováveis nas próximas décadas.

No entanto, ambientalistas e especialistas alertam para os riscos ambientais da exploração mineral no fundo do mar, o que pode prejudicar não apenas a biodiversidade marinha, mas também o próprio esforço da humanidade para conter a crise climática.

“Mineração tem custos ambientais. Em terra, ao menos, podemos monitorar o que está acontecendo. Mas a milhares de metros de profundidade, quem estará olhando?”, questionou a oceanógrafa norte-americana Sylvia Earle, uma das maiores cientistas marinhas do mundo, citada por Daniela Chiaretti no Valor.

Dono de uma das maiores áreas marinhas do mundo, o Brasil também observa com atenção este debate: o país é um dos 20 atualmente com licença para pesquisar recursos minerais em águas internacionais.

Outra preocupação dos participantes do encontro em Portugal é a exploração excessiva dos recursos alimentares marinhos. Um levantamento apresentado pela FAO mostrou que a produção pesqueira global segue batendo recordes: em 2020, o mundo pescou 214 milhões de toneladas de peixes, outros animais marinhos e algas, o que supera o valor de US$ 400 bilhões. O crescimento está sendo impulsionado principalmente pela expansão da aquicultura, que produziu mais de 87 milhões de toneladas em 2020, 6% a mais do que em 2018. Já a produção pesqueira, responsável por 90,3 milhões de toneladas, caiu 4% na mesma comparação. O Globo e Reuters deram mais informações.

 

ClimaInfo, 30 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar