Sem combate ao desmatamento, metas corporativas de net-zero são inviáveis

1 de julho de 2022
desmatamento
Florian Plaucheur/AFP/Getty Images

Uma análise feita pela Convenção da ONU sobre Mudança do Clima (UNFCCC) trouxe uma notícia boa e outra mais preocupante. Pelo lado bom, o número de empresas comprometidas com a descarbonização líquida de suas operações e negócios nos setores de floresta e agricultura cresceram cinco vezes no último ano, o que coloca o setor na 2ª colocação entre os de maior engajamento na agenda net-zero. Pelo lado preocupante, faltam compromissos mais substanciais dessas empresas no combate ao desmatamento, o que coloca em xeque a viabilidade das metas net-zero.

A Race to Zero, apoiada pela UNFCCC em parceria com a Global Canopy, a Science-based Targets Initiative e a Accountability Framework Initiative, divulgou nesta 5ª feira (30/6) um levantamento dos compromissos de descarbonização de empresas ao redor do mundo. De acordo com a análise, mais de 40% das empresas consideradas críticas para o combate ao desmatamento tropical definiram metas para se chegar às emissões líquidas zero até 2050 ou mais cedo, em linha com o que tem sido cobrado dos governos nas negociações climáticas na ONU.

No entanto, das quase 150 empresas nessa condição, apenas nove delas (6%) estão efetivamente progredindo no combate ao desmatamento. Isso significa que mais de 90% delas correm o risco de inviabilizar seus compromissos net-zero devido à falta de ação efetiva mais imediata contra a destruição de florestas.

“Esta pesquisa é um alerta. As empresas precisam ir mais longe e mais rápido no combate ao desmatamento em suas cadeias de suprimentos, como parte essencial do cumprimento de seus compromissos net-zero, se quisermos ter alguma chance de cumprir as metas do Acordo de Paris e manter o aquecimento em, no máximo, 1,5ºC”, disse Nigel Topping, representante de alto-nível da presidência britânica da COP26.

Esses dados foram destacados na imprensa internacional, com manchetes na Bloomberg, Financial Times, Reuters e Wall Street Journal, entre outros veículos.

 

ClimaInfo, 1º de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar