Colapso de geleira deixa seis mortos na Itália

Itália deslizamento de geleira
Borut Zivulovic/Reuters

O rompimento de uma geleira na cadeia das Dolomitas, nos Alpes italianos, causou a morte de pelo menos seis pessoas no domingo passado (3/7). O colapso da geleira Marmolada causou uma avalanche que avançou sobre uma estrada de acesso utilizada por alpinistas para montanhismo. Autoridades italianas alertaram que a situação segue perigosa, já que a temperatura média está acima do normal, o que pode precipitar o degelo e, consequentemente, o colapso de outras geleiras. Cerca de 20 pessoas estavam desaparecidas até o final do dia de ontem.

O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, ressaltou que a mudança do clima pode tornar episódios como o da geleira Marmolada mais comuns na região alpina. “Esta tragédia certamente tinha um elemento de imprevisibilidade, mas também está sem dúvida relacionada à degradação do meio ambiente e à situação climática”, disse o líder italiano nesta 2a feira (4/7) depois de se reunir com socorristas nas proximidades do local do desastre.

A Itália tem sofrido com uma forte onda de calor nas últimas semanas, o que tem prejudicado a disponibilidade de água no norte do país. O governo italiano decretou estado de emergência nesta 2a feira, o que permitirá às autoridades a aplicação de recursos extraordinários e a imposição eventual de um racionamento para evitar um colapso generalizado. A situação é particularmente mais grave no vale do rio Po: agricultores que dependem da água para irrigação e alimentação de animais estão sofrendo com o forte calor, o que está prejudicando até mesmo a produção de leite e queijo. Outro problema é que, com o volume menor de água no rio, a água salgada do mar Adriático está adentrando no Po.

Associated Press, BBC, Bloomberg, Guardian, NY Times, Reuters e Washington Post, entre outros, repercutiram o desastre nos Alpes italianos.

 

ClimaInfo, 5 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.