Clima extremo: chuvas causam destruição no Paquistão e desinformação negacionista na Austrália

Clima Extremo Paquistão
AP Photo/Arshad Butt

Sim, a manchete desta nota é esquisita, mas é daquelas esquisitices que abundam com frequência no noticiário sobre clima. Vamos primeiro ao lado real da coisa: como vem sendo destacado nos últimos dias, fortes chuvas seguem causando danos humanos e materiais em diversas partes do mundo. Depois de China, Índia e Austrália sofrerem com as tempestades, agora o Paquistão também está sendo castigado por elas.

Nas últimas semanas, pelo menos 77 pessoas morreram em incidentes relacionados às chuvas em todo o país, de acordo com a Associated Press. As chuvas de monção danificaram casas, pontes, estradas e usinas de energia. A ministra paquistanesa para o clima, Sherry Rehman, afirmou que o volume acumulado de chuva nas últimas três semanas foi 87% superior à média histórica para o mesmo período.

Além das chuvas, outra preocupação é o degelo da neve no Himalaia: depois de passar por uma forte onda de calor, as estruturas de gelo estão mais frágeis e a chuva intensa contribui para seu colapso. No norte do Paquistão, uma geleira se rompeu e despejou toneladas de água  sobre uma comunidade em Hassanabad. “Foi como o fim dos tempos”, lamentou uma testemunha à AFP.

Na Austrália, a situação segue difícil. As chuvas deram trégua nesta 5ª feira (7/7), o que permitiu às autoridades e aos moradores de Sydney e arredores começarem a calcular os prejuízos das inundações da última semana. Mais de 85 mil pessoas foram evacuadas das áreas mais afetadas pelas chuvas. Ontem, cerca de 30 mil foram autorizados a voltar às suas casas para avaliar os danos. A Reuters deu mais informações.

Agora, vamos à parte “WTF” desta nota: Um Só Planeta repercutiu uma reportagem da BBC que abordou como as chuvas na Austrália têm sido atribuídas a técnicas de “semeadura de nuvens” usadas pelos governo para “armar”o clima contra seu próprio povo. Mesmo sem qualquer evidência que apoie a teoria, ela se espalhou pelas redes sociais. Muitas das contas que postaram esse tipo de conteúdo e foram avaliadas pela BBC também compartilharam outras teorias da conspiração sobre aquecimento global, vacinas contra a COVID-19 e a chegada do homem à Lua.

 

ClimaInfo, 8 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.