Entenda as mudanças climáticas

A apostila  “Entenda as mudanças climáticas”, baseada no livro Mudanças do clima: Tudo que você queria e não queria saber, do matemático Sérgio Margulis, traz os principais conceitos sobre o que é clima, o que são as mudanças climáticas, como e quais são os efeitos da emergência climática, quais os seus impactos no Brasil e como configura-se a geopolítica que envolve a questão. Endereça, ainda, as possíveis soluções para a adaptação e a mitigação climáticas. Este material didático faz parte do módulo básico do curso “Clima e sustentabilidade na cobertura jornalística”, produzido pelo Instituto ClimaInfo.

PDF disponível aqui
 
Destaques:
  • A temperatura média do planeta já se elevou em 1,1°C e, em dez anos, foi registrado o período mais quente da história do planeta. Atualmente, o objetivo almejado é o de estabilizar esse aumento da temperatura média abaixo dos 2°C, na comparação com o período pré-industrial (antes da Revolução Industrial, que ocorreu de 1750 a 1850). 
  • A concentração de CO₂ (dióxido de carbono) na atmosfera subiu de 300 ppm (partes por milhão), patamar no qual se manteve até o período do pós-guerra (entre 1945 e 1955), para 407 ppm, em 2018.
  • No cenário atual, 10% das emissões advêm dos 50% mais pobres, enquanto os 10% mais ricos são responsáveis por 50% do total de emissões. 
  • Para frear o aquecimento global são necessárias mais eficiência produtiva, novas tecnologias e melhores práticas, com mudanças severas nos padrões de produção e consumo.
Saiba mais:

Aulas – Cursos ClimaInfo
Mudanças climáticas e o futuro do planeta, por Paulo Artaxo
Mudanças globais e o futuro global, por Alexandre Costa
Emergência climática e as consequências do aquecimento, por Sergio Margulis

Sobre o autor:

Sérgio Margulis é matemático formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), com mestrado em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA, 1981) e doutorado em Economia Ambiental no Imperial College London (1988). Foi secretário de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2013-2015); assessor especial da ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira (2012-2013); economista de meio ambiente do Banco Mundial em Washington DC, entre 1990 e 2012, presidente da FEEMA (antigo INEA, 1995-1996) e pesquisador do IPEA (1980-1990). Atualmente, é pesquisador sênior associado do Instituto Internacional para a Sustentabilidade e da WayCarbon.