“Nunca vi nada igual”: o rio Pó e a crise climática na Itália

seca Itália rio Pó
Pierpaolo Ferreri/EPA

O rio Pó, um dos principais do norte da Itália, virou um triste símbolo dos efeitos da forte seca que atinge a região nos últimos meses. A junção da falta de chuvas com temperaturas mais altas que o normal do começo deste verão está causando não apenas uma redução nos níveis do rio, mas também permitindo que a água salgada do Mar Adriático, onde o Pó desemboca, avance rio adentro, salgando seu leito e suas margens.

A BBC Brasil destacou a situação do Pó. Estimativas apontam que o ingresso da água salgada está adentrando até 30 km antes da foz. O sal compromete não apenas o ecossistema do rio, mas também a irrigação de milhares de produtores rurais do norte da Itália. Além da falta de água para irrigação, os agricultores da região estão sentindo os efeitos do calor e da seca, com impactos inclusive para a produção de leite e fabricação de queijos, uma especialidade da região.

Mas o prejuízo é ainda mais profundo. Como escreveu Tobias Jones no Guardian, o Pó é o rio mais extenso da Itália e o único que percorre somente território do país. Ou seja, especialmente entre os italianos do norte, o Pó faz parte da identidade cultural e nacional. “O poeta Guido Ceronetti escreveu certa vez: ‘você precisa entender o Pó para entender a Itália’. Agora, enquanto o norte do país enfrenta sua pior seca em 70 anos, o rio também é um prisma através do qual se vislumbra a emergência ecológica no país”.

 

ClimaInfo, 12 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.