“Nunca vi nada igual”: o rio Pó e a crise climática na Itália

11 de julho de 2022
seca Itália rio Pó
Pierpaolo Ferreri/EPA

O rio Pó, um dos principais do norte da Itália, virou um triste símbolo dos efeitos da forte seca que atinge a região nos últimos meses. A junção da falta de chuvas com temperaturas mais altas que o normal do começo deste verão está causando não apenas uma redução nos níveis do rio, mas também permitindo que a água salgada do Mar Adriático, onde o Pó desemboca, avance rio adentro, salgando seu leito e suas margens.

A BBC Brasil destacou a situação do Pó. Estimativas apontam que o ingresso da água salgada está adentrando até 30 km antes da foz. O sal compromete não apenas o ecossistema do rio, mas também a irrigação de milhares de produtores rurais do norte da Itália. Além da falta de água para irrigação, os agricultores da região estão sentindo os efeitos do calor e da seca, com impactos inclusive para a produção de leite e fabricação de queijos, uma especialidade da região.

Mas o prejuízo é ainda mais profundo. Como escreveu Tobias Jones no Guardian, o Pó é o rio mais extenso da Itália e o único que percorre somente território do país. Ou seja, especialmente entre os italianos do norte, o Pó faz parte da identidade cultural e nacional. “O poeta Guido Ceronetti escreveu certa vez: ‘você precisa entender o Pó para entender a Itália’. Agora, enquanto o norte do país enfrenta sua pior seca em 70 anos, o rio também é um prisma através do qual se vislumbra a emergência ecológica no país”.

 

ClimaInfo, 12 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar