PF prende possível mandante de assassinatos de Bruno e Dom

Bruno e Dom preso mandante
SILVIA IZQUIERDO (AP)

A Polícia Federal anunciou nesta 6ª feira (8/7) a prisão de Rubens Villar Coelho, o “Colômbia”, suspeito de ser mandante dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. A despeito do apelido, Coelho é de origem peruana e é conhecido na região do Vale do Javari pelo envolvimento com a pesca ilegal e com o tráfico de drogas na fronteira com o Brasil.

De acordo com a PF, Colômbia foi detido ao tentar entrar no país por Tabatinga (AM), por portar documentação falsa. Questionado sobre o caso, o suspeito negou envolvimento nos crimes e disse ter apenas uma “relação comercial” com os pescadores do Vale do Javari. No entanto, os investigadores suspeitam que Coelho financia a pesca ilegal em áreas indígenas na região da fronteira como uma maneira para lavar dinheiro e até mesmo esconder as drogas em carregamentos de pescado. Para preservar seus negócios, ele teria colocado a cabeça de Bruno Pereira a prêmio entre os criminosos da região.

No sábado, Colômbia e outro acusado de envolvimento nos crimes, o pescador Amarildo Oliveira, vulgo “Pelado”, foram transferidos para a superintendência da PF em Manaus, onde ficarão detidos a partir de agora. Os outros dois detidos, Jeferson Lima e Oseney Oliveira, também serão transferidos para a capital amazonense nesta semana.

CNN Brasil, Congresso em Foco, Estadão, g1 e UOL, entre outros, repercutiram a prisão de “Colômbia”, que também foi destaque no exterior com manchetes nos El País e Guardian.

 

ClimaInfo, 11 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.