COP27 focará na implementação do Acordo de Paris, diz negociador egípcio

COP27 Acordo de Paris

A menos de quatro meses da abertura da próxima Conferência da ONU sobre o Clima (COP27), aumenta a expectativa em torno da agenda de negociação e das possibilidades de resultado das conversas. Para o governo do Egito, anfitrião do encontro, uma coisa está evidente e bem definida: sendo a primeira COP em um país em desenvolvimento em seis anos, a Conferência de Sharm el-Sheikh deve se debruçar em aspectos centrais para a implementação do Acordo de Paris, em especial o financiamento climático, a compensação por perdas e danos e a adaptação climática.

“[A COP 27] será uma COP de implementação. Então, nosso foco é garantir que tudo o que está sendo dito também esteja sendo implementado”, afirmou Mohamed Nasr, negociador-chefe do Egito para a Conferência de Sharm el-Sheikh, em entrevista ao site indiano Down to Earth.

Outro foco dos anfitriões da próxima COP está na diferenciação entre compromissos oficiais, apresentados pelos países no âmbito da negociação, e anúncios paralelos de governos e empresas. Isso porque, para alguns negociadores de países em desenvolvimento, a proliferação desses anúncios paralelos e não relacionados com a negociação, criou “ruído” e desviou a atenção dos pontos mais importantes da agenda da COP26, realizada em novembro passado em Glasgow (Escócia).

O Guardian destacou a fala de Mahmoud Modieldin, representante de alto nível da ONU para mudança do clima no Egito, durante um fórum internacional sobre energia na Austrália. Modieldin também ressaltou a importância dos países avançarem na adaptação climática, um item que ficou “esquecido por muitos anos” nas COPs “por causa de uma suposição generosa de que estaremos indo fantasticamente bem em mitigação, então ninguém deveria se preocupar com adaptação”. 

Ainda sobre COPs, o Guardian informou que o atual presidente das negociações climáticas da ONU, Alok Sharma, continuará no posto até novembro, mesmo com a saída de Boris Johnson do cargo  de primeiro-ministro britânico. “Estou totalmente comprometido com este papel até o final da presidência do Reino Unido, em novembro, e meu foco continua sendo garantir que os países cumpram as promessas que fizeram ao assinar o pacto climático de Glasgow”, afirmou Sharma.

 

ClimaInfo, 14 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.