Escassez de cobre pode comprometer metas climáticas globais

cobre
Stock Image

A transição global para fontes renováveis de energia pode bater de frente com um problema grave – a falta de cobre. Uma análise feita pela consultoria S&P Global alertou que a demanda pelo metal deve dobrar até 2035 por conta de seu uso em equipamentos como baterias elétricas e painéis fotovoltaicos. No entanto, os estoques limitados do metal sugerem que seu preço deve fechar esta década acima dos US$ 10,8 mil, o que deve encarecer toda a cadeia produtiva e atrasar a adoção de tecnologias como os carros elétricos.

De acordo com a análise, a demanda pode atingir cerca de 50 milhões de toneladas até 2035, duas vezes a demanda atual de 25 milhões. Ao mesmo tempo, sem perspectiva de novos depósitos de cobre, as principais fontes de novos suprimentos viriam da reciclagem do metal já utilizado em outros equipamentos ou de ganhos de produção nas minas existentes. A projeção é que, em 13 anos, exista um déficit de quase 10 milhões de toneladas na oferta de cobre no mercado global.

“Ou a oferta aparece milagrosamente ou o objetivo da transição energética será empurrado para frente ainda mais”, comentou Dan Yergin, vice-presidente da S&P Global, citado pela Bloomberg. Axios, CNBC, Reuters e Washington Post, entre outros, também repercutiram a análise.

 

ClimaInfo, 15 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.