Clima extremo: calor na Europa já causou a morte de mais de mil pessoas

clima extremo Europa mortes
AP - Paul White

Boa parte do continente europeu segue experimentando os efeitos de uma das ondas de calor mais fortes registradas na região nos últimos anos. O número de mortes relacionadas com as altas temperaturas na Península Ibérica já supera a marca de mil, noticiou o g1. Na Espanha, os termômetros registraram temperatura superior a 43ºC em diversas cidades nesta 2ª feira (18/7). O UOL também deu a notícia.

Além do calor, o tempo seco está favorecendo a disseminação de incêndios florestais desde Portugal até o sul da França, próximo da fronteira com a Itália. Somente na Espanha, os bombeiros registraram 30 focos de fogo, a maior parte nas províncias de Extremadura, Galícia e Astúrias. Mais de 600 brigadistas foram destacados para o combate às chamas. Estadão e RFI deram mais informações. 

Já a VEJA destacou o alerta de meteorologistas para a situação na França: a porção oeste do país, especialmente na região mediterrânea, está enfrentando um “apocalipse de calor”, com expectativa de novos recordes de temperatura alta nos próximos dias.

Na Grã-Bretanha, o calor também está em patamares históricos. Segundo a RFI, meteorologistas britânicos lançaram o primeiro alerta de “calor extremo” da história para o começo desta semana, quando os termômetros devem superar os 40ºC em Londres e em outras cidades do sul da Inglaterra. Eles também alertaram que os britânicos enfrentarão noites “excepcionalmente quentes”, similares àquelas experimentadas em climas tropicais, com temperaturas de até 30ºC. O Globo também repercutiu essa notícia.

BBC e Reuters deram um panorama do calor intenso na Europa Ocidental, destacando que a onda parece estar se movendo para o norte, com expectativa de temperaturas mais altas em áreas como Bélgica e Dinamarca.

 

ClimaInfo, 19 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.