Onda “infernal” de calor causa incêndios e mortes na Europa

calor infernal Europa
AP

O fim de semana foi marcado pelo forte calor em boa parte da Europa Ocidental. Desde o Reino Unido até a Itália, passando por França, Portugal e Espanha, diversas cidades registraram temperaturas na casa dos 40ºC nos últimos dias. O calor intenso, juntamente com o ar seco, também causou incêndios florestais em diversas partes do continente.

Na França, os incêndios estão concentrados na região sul, ao longo da costa mediterrânea: cerca de 8,9 mil hectares foram queimados até agora, o que resultou na retirada de mais de 12 mil pessoas. Já no Reino Unido, meteorologistas e autoridades alertaram que a temperatura deve atingir níveis históricos neste começo de semana, com previsão de 40ºC em Londres.

O forte calor já está causando mortes na Espanha. Em seis dias, ao menos 360 pessoas teriam morrido em virtude das altas temperaturas, de acordo com o governo do país. Somente na 6ª feira (15/7), 123 óbitos registrados foram atribuídos ao calor. No vizinho Portugal, os incêndios também são um problema: nem mesmo Lisboa está escapando do fogo. O Castelo de Palmela, em plena capital portuguesa, foi engolido por uma coluna de fumaça preta na 6ª feira, com bombeiros tentando conter as chamas e salvar o edifício histórico.

 

ClimaInfo, 18 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.