Calor intenso aumenta consumo e pressiona oferta de energia na China

ondas de calor China
Jade Gao/AFP/Getty

O cenário em diversas partes da China é dramático: além das altas temperaturas, puxadas por uma forte onda de calor, o país sofre também com apagões elétricos que estão deixando milhões de pessoas sem refrigeração. Os problemas no fornecimento de energia estão nas duas pontas da equação: pelo lado da oferta, o encarecimento dos preços internacionais dos combustíveis fósseis dificulta a geração de energia; pelo lado da demanda, o calor intenso deste verão está fazendo com que as pessoas operem seus equipamentos de ar-condicionado em período integral, causando uma explosão no consumo de energia.

Mais de 900 milhões de chineses, cerca de 65% da população, vivem hoje sob algum alerta de calor, noticiou o NY Times. Entre junho e meados de julho, as autoridades do país emitiram mais de 15 mil alertas de calor, incluindo mais de dois mil com previsão de temperatura acima dos 40ºC. A situação é mais preocupante em Guangzhou, no sul do país, que experimenta o calor mais forte desde 1951; para evitar o colapso da oferta de energia, o governo local pediu aos cidadãos que evitem o uso de aparelhos elétricos que demandem uma quantidade grande de energia. Bloomberg e Guardian também repercutiram o impacto do calor na demanda elétrica na China.

Ainda sobre energia na China, a Bloomberg trouxe a afirmação de Zhang Hong, representante de uma associação chinesa do setor carvoeiro, que soou como uma ameaça aos objetivos climáticos de Pequim e do resto do mundo. “É improvável que o papel dominante do carvão mude nos próximos 10 a 15 anos”, disse Hong, lembrando que o mercado chinês aumentou o consumo deste combustível fóssil nos últimos anos. O governo chinês estima que o pico do consumo de carvão não acontecerá antes de 2025. Até lá, a demanda anual crescerá em torno de 4% por ano, com o consumo previsto de 4,3 bilhões de toneladas. Mesmo em 2030, a projeção é de que os chineses queimem cerca de 4 bi de toneladas de carvão.

Em tempo: A intensificação dos eventos extremos está fazendo com que seguradoras comecem a incluir episódios de calor e frio intenso em suas apólices de seguro de vida. No Japão, a Sompo e a Sumitomo Life Insurance, duas das maiores seguradoras do país, estão oferecendo serviços que cobrem despesas médicas decorrentes de insolação. A notícia é da Bloomberg.

 

ClimaInfo, 27 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.