Clima extremo: incêndios se expandem e ameaçam parque na Califórnia

incêndios florestais Califórnia
AP Photo/Noah Berger

O incêndio Oak tornou-se nesta 2ª feira (25/7) o maior registrado na Califórnia em 2022. As chamas consumiram cerca de 6,8 mil hectares no Parque Nacional de Yosemite, em Sierra Nevada, na região central do estado norte-americano. Mais de três mil pessoas receberam ordem para abandonar suas casas por conta do avanço do fogo. Esse é o 2º incêndio registrado em Yosemite apenas em julho: no começo do mês, o incêndio Washburn chegou a ameaçar as florestas de sequoias-gigantes do parque, onde vivem algumas das árvores mais antigas do mundo.

A expectativa dos bombeiros é de que os esforços de combate ao fogo perdurem até o final desta semana. No entanto, o cenário para a Califórnia não é otimista: o solo ressecado pelos anos de estiagem acumulada e o calor intenso do verão podem ser os ingredientes para mais uma temporada devastadora de incêndios no estado. Atualmente, 60% do território californiano é considerado pelo governo dos EUA sob seca extrema. Os incêndios em Yosemite tiveram destaque em veículos como AFP, Associated Press, Bloomberg, NY Times, Reuters, Wall Street Journal e Washington Post

Mais ao norte, no Alasca, o cenário é parecido. Somente neste ano, o estado registrou mais de 530 incêndios florestais, totalizando uma área de mais de 14 mil km2. A Associated Press mostrou a preocupação de meteorologistas: diferentemente de outros episódios, os incêndios deste ano estão acontecendo em áreas onde o fogo é raro, especialmente no sudoeste do estado. A previsão é de que as condições climáticas continuem favorecendo o surgimento e disseminação do fogo no Alasca: calor intenso, baixa umidade, relâmpagos mais frequentes e ventos mais fortes.

Em tempo: Os incêndios na Europa Ocidental perderam força nos últimos dias, com o calor mais ameno. Para o Centro de Coordenação de Resposta a Emergências (ERCC) da União Europeia, os episódios recentes de fogo em países como Espanha, França, Itália e Portugal serviram como o primeiro teste para avaliar a capacidade e a agilidade da resposta coletiva nesta temporada de calor. A Euronews detalhou como funciona o ERCC e a corrida contra o tempo para enviar bombeiros e equipamentos de combate ao fogo em diferentes partes do continente.

 

ClimaInfo, 26 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.