Pesquisas destacam preocupação dos brasileiros com a Amazônia e apoio à economia verde

Amazônia eleições
Poder Data

A pauta ambiental pode não ter muito espaço no debate eleitoral, mas isso não acontece por falta de interesse do eleitorado. Duas pesquisas de opinião recentes mostraram que, se depender da população brasileira, o próximo governo precisa priorizar a proteção da floresta amazônica e a promoção do desenvolvimento sustentável e a geração de “empregos verdes”.

A primeira pesquisa foi feita pelo PoderData, a pedido do Instituto Clima e Sociedade (iCS), e destacou que sete em cada dez brasileiros entendem que a preservação da Amazônia é importante para o desenvolvimento econômico do país. Essa percepção é compartilhada em todas as faixas etárias (de 65% a 67% entre entrevistados de 16 a 59 anos e acima dos 85% entre aqueles com 60 anos ou mais).

A pesquisa também mostrou que os brasileiros enxergam uma conexão clara entre a floresta e a economia. Quase metade (48%) dos entrevistados disse concordar com a frase “[A Amazônia] é necessária para o futuro da economia e do Brasil”, bem acima daqueles que manifestaram uma preocupação moral com a floresta (28% por um recorte religioso e 11%, ético). A frase sobre economia registrou mais aprovação em quatro das cinco regiões do Brasil (Norte, com 67%; Sudeste, 49%; Nordeste, 48%; e Sul, 41%).   

Os entrevistados ressaltaram ainda o peso que a preservação da Amazônia pode ter na decisão de voto: 76% afirmaram que a proteção da floresta deve ser uma prioridade dos presidenciáveis, sendo que 62% disseram que a chance de voto aumentaria caso o candidato apresente um plano para combater o desmatamento. O Congresso em Foco traz os principais pontos da pesquisa.

Já o segundo levantamento foi conduzido pelo IPEC e analisou o interesse dos brasileiros na economia verde, inclusive na geração de empregos em setores econômicos sustentáveis e descarbonizados. A maioria dos entrevistados (64%) afirmou que a indústria verde é o caminho mais interessante para o futuro da economia brasileira e mais da metade ressaltou que, se pudessem, escolheriam um emprego em sistemas produtivos baseados em fontes renováveis de energia.

Falando em energia, a geração solar figura entre as novas tecnologias verdes com maior popularidade entre os brasileiros. Cerca de 60% dos entrevistados observaram que a energia solar provoca sentimentos positivos, o que reflete o boom que o setor vem experimentando no Brasil nos últimos anos, com um crescimento vertiginoso da capacidade instalada.

O Valor abordou os resultados do estudo e destacou o novo Plano Nordeste Potência, uma iniciativa do Centro Brasil no Clima (CBC), iCS, Fundo CASA, Grupo Ambientalista da Bahia, e o ClimaInfo. Apresentado nesta 3ª feira (26/7) em Recife (PE), o projeto irá mostrar aos governos nordestinos as oportunidades e o potencial da região para a geração renovável de energia, bem como a inclusão social das comunidades e a recuperação da bacia do rio São Francisco.

 

ClimaInfo, 27 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.