Energia renovável pode gerar 2 milhões de empregos no Nordeste

27 de julho de 2022
Plano Nordeste Potência
Aluisio Moreira/SEI

O Nordeste brasileiro é uma das áreas do mundo com maior potencial para aproveitamento de fontes renováveis de energia, especialmente eólica e solar. Essa pujança pode ser chave para garantir a transição energética para o carbono zero no Brasil, gerando ao mesmo tempo empregos e renda para milhões de pessoas em uma das regiões mais pobres do país.

Para que o aproveitamento deste potencial seja sustentável e traga reais benefícios para a população da região, um grupo de organizações da sociedade civil apresentou nesta 3ª feira (26/7) em Recife (PE) o Plano Nordeste Potência. A proposta se desdobra em cinco eixos prioritários – gestão pública direta, capacitação de mão de obra, participação social, geração distribuída e revitalização da bacia do rio São Francisco – e elenca medidas a serem tomadas para a geração de cerca de 2 milhões de postos de trabalho e para a proteção das comunidades afetadas pelos grandes projetos.

O plano foi apresentado para o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que também exerce a presidência do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. Câmara encaminhará o plano para um grupo de trabalho do Consórcio do Nordeste, grupo que deve apresentar políticas públicas concretas ainda neste ano.

“São iniciativas verdes de inclusão participativa, que protegem o meio ambiente, fornecem água e energia limpa e têm capacidade de gerar emprego e renda. A população apoia o crescimento de indústrias preocupadas com essa questão e é isso que seguiremos estimulando”, disse Câmara.

O plano será apresentado também aos demais governadores da região, e para candidatos ao Executivo dos estados nordestinos nas eleições de outubro.

O projeto é uma iniciativa do Centro Brasil no Clima (CBC), Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia e do Instituto ClimaInfo, e conta com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). CBN Recife, Diário de Pernambuco, Folha de Pernambuco e O Povo, entre outros, destacaram os principais pontos do Plano Nordeste Potência.

Em tempo: O Polo Industrial de Camaçari, na Bahia, deve sediar a primeira fábrica de hidrogênio verde do Brasil. A Unigel, maior fabricante de fertilizantes hidrogenados do país, pretende investir cerca de R$ 650 milhões na planta, que terá capacidade inicial para produzir até 10 mil toneladas/ano de hidrogênio verde. Num primeiro momento, o gás será utilizado na conversão de 60 mil toneladas/ano de amônia verde; mas o projeto pretende quadruplicar a capacidade de produção de hidrogênio verde a partir de 2025. A Agência Eco Nordeste repercutiu a informação.

 

ClimaInfo, 28 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar