Energia renovável pode gerar 2 milhões de empregos no Nordeste

Plano Nordeste Potência
Aluisio Moreira/SEI

O Nordeste brasileiro é uma das áreas do mundo com maior potencial para aproveitamento de fontes renováveis de energia, especialmente eólica e solar. Essa pujança pode ser chave para garantir a transição energética para o carbono zero no Brasil, gerando ao mesmo tempo empregos e renda para milhões de pessoas em uma das regiões mais pobres do país.

Para que o aproveitamento deste potencial seja sustentável e traga reais benefícios para a população da região, um grupo de organizações da sociedade civil apresentou nesta 3ª feira (26/7) em Recife (PE) o Plano Nordeste Potência. A proposta se desdobra em cinco eixos prioritários – gestão pública direta, capacitação de mão de obra, participação social, geração distribuída e revitalização da bacia do rio São Francisco – e elenca medidas a serem tomadas para a geração de cerca de 2 milhões de postos de trabalho e para a proteção das comunidades afetadas pelos grandes projetos.

O plano foi apresentado para o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que também exerce a presidência do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. Câmara encaminhará o plano para um grupo de trabalho do Consórcio do Nordeste, grupo que deve apresentar políticas públicas concretas ainda neste ano.

“São iniciativas verdes de inclusão participativa, que protegem o meio ambiente, fornecem água e energia limpa e têm capacidade de gerar emprego e renda. A população apoia o crescimento de indústrias preocupadas com essa questão e é isso que seguiremos estimulando”, disse Câmara.

O plano será apresentado também aos demais governadores da região, e para candidatos ao Executivo dos estados nordestinos nas eleições de outubro.

O projeto é uma iniciativa do Centro Brasil no Clima (CBC), Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia e do Instituto ClimaInfo, e conta com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). CBN Recife, Diário de Pernambuco, Folha de Pernambuco e O Povo, entre outros, destacaram os principais pontos do Plano Nordeste Potência.

Em tempo: O Polo Industrial de Camaçari, na Bahia, deve sediar a primeira fábrica de hidrogênio verde do Brasil. A Unigel, maior fabricante de fertilizantes hidrogenados do país, pretende investir cerca de R$ 650 milhões na planta, que terá capacidade inicial para produzir até 10 mil toneladas/ano de hidrogênio verde. Num primeiro momento, o gás será utilizado na conversão de 60 mil toneladas/ano de amônia verde; mas o projeto pretende quadruplicar a capacidade de produção de hidrogênio verde a partir de 2025. A Agência Eco Nordeste repercutiu a informação.

 

ClimaInfo, 28 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.