Energia renovável pode gerar 2 milhões de empregos no Nordeste

Coalizão de ONGs lança Plano Nordeste Potência, com políticas de desenvolvimento verde e inclusivo para a região, em reunião com o presidente do Consórcio Nordeste, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

PDF disponível aqui

A região Nordeste desponta como uma das grandes líderes na corrida mundial de produção de energia renovável, destino de investimentos do setor privado nos próximos anos. Energias eólica e solar são as principais fontes até o momento, mas o hidrogênio verde também tem alto potencial. Pensando nas oportunidades e nos desafios da expansão, uma coalizão de organizações da sociedade civil lançou o “Plano Nordeste Potência – Mais Emprego, Mais Água, Mais Energia para o Brasil”, disponível para download aqui e no website. Com cinco eixos prioritários, que abrangem gestão pública direta; capacitação de mão de obra; participação social; geração distribuída; e revitalização da bacia do rio São Francisco, o plano foi entregue ao presidente do Consórcio Nordeste e governador de Pernambuco, Paulo Câmara, no dia 26 de julho.

O documento, de 24 páginas, traz recomendações para entes públicos e o setor privado a fim de promover o desenvolvimento verde, inclusivo e justo da região, com base em fontes como o vento, o Sol e a água, além do respeito às comunidades. Nos próximos meses, o plano, desenhado para um cenário de 12 anos, será apresentado a candidatos aos governos estaduais do Nordeste, que podem aproveitar as ideias para debater os caminhos de recuperação econômica pós-pandemia.

O Plano Nordeste Potência resulta de uma coalizão de quatro organizações civis brasileiras: Centro Brasil no Clima (CBC), Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia e Instituto Climainfo, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Mais empregos, com cidadania

Cerca de 66 gigawatts de potência em energia renovável já foram outorgados para o Nordeste, o que equivale a quase cinco vezes a potência da hidrelétrica de Itaipu. Desse total, 34,4 GW referem-se a projetos eólicos no continente, sendo que 19,7 GW já estão em operação, e outros 28,7 GW são projetos solares.

Na energia solar, debruça-se o maior potencial de crescimento rápido. Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica indicam que, no último dia 16 de julho, as grandes usinas do Nordeste registraram 2.984 MW de geração instantânea, energia suficiente para atender a mais de 30% da demanda de consumo do mercado nordestino naquele dia. Quanto à geração descentralizada, a região hoje conta com somente 1 GW instalados, muito pouco comparado ao potencial.

Com a implementação de boa parte das outorgas, mais o crescimento projetado para a geração distribuída, mais de 2 milhões de empregos podem ser criados no Nordeste, número que pode ser ainda maior se forem considerados os investimentos em novas tecnologias como o hidrogênio verde e a mobilidade.

“O Nordeste está hoje passando por grandes mudanças. Ao mesmo tempo que as energias renováveis crescem, é preciso garantir que essa expansão seja feita de maneira ordenada, com menos impacto e com bases sólidas para que um mercado de trabalho com empregos bons e qualificados se forme”, afirmou Aurélio Souza, do Instituto Climainfo, no lançamento do plano.

Atualmente, o Nordeste responde a 20% do total de energia elétrica gerada no Brasil e exporta cerca de 1.000 megawatts para o resto do país. E ainda há potencial para crescimento nessa participação nacional com geração centralizada e descentralizada.

“A transição energética é fundamental para descarbonizar o planeta, mas deve ser feita com participação da sociedade e levar em conta a justiça social e ambiental das comunidades que podem ser afetadas”, diz Renato Cunha, coordenador-executivo do Grupo Ambientalista da Bahia (Gamba).

A diretora-executiva da Fundação Casa Socioambiental, Cristina Orfeu, ressaltou ainda que é preciso dar protagonismo às comunidades locais nos processos que envolvem as tomadas de decisão sobre território. “Nesse sentido, qualquer projeto que envolva as comunidades precisa reconhecer os direitos delas. É preciso que a transição energética seja justa, popular e inclusiva e que leve ganhos para o clima e para o planeta. No entanto, defendemos que todos os direitos das comunidades locais sejam preservados”, afirmou.

O governador Paulo Câmara considerou importantes as recomendações e ofereceu apoio na execução do plano. Ele destacou a necessidade da presença de mão de obra local em todas as etapas do crescente desenvolvimento das energias renováveis no Nordeste. “A natureza precisa de um olhar diferenciado. Estamos vendo muitos desastres ocorrendo com cada vez mais frequência no nosso país e em outras regiões do mundo. Isso é uma reação a anos de destruição. Temos que intensificar a proteção e as boas práticas”, ressaltou.

Apoio da população

Uma pesquisa realizada no primeiro semestre pelo IPEC, a pedido do Plano Nordeste Potência, indica que 64% dos brasileiros concordam que a indústria verde é o melhor modelo para o futuro da economia do Brasil. Para 73% dos brasileiros — e 74% da população do Nordeste — o governo federal e os governos estaduais deveriam considerar como prioridade alta o desenvolvimento de uma indústria verde no país.

Só 12% dos brasileiros prefeririam trabalhar na indústria baseada em combustíveis fósseis. “A sustentabilidade é um tema que veio para ficar, e nessas eleições vai pautar muitos debates, especialmente quando o eleitor olha as oportunidades que podem surgir”, diz Aurélio Souza.

Mais água

O Plano Nordeste Potência também indica a necessidade de se investir rapidamente na revitalização da bacia do rio São Francisco. Os reservatórios já existentes podem servir como bateria para as fontes eólica e solar, fornecendo segurança ao sistema nacional e reduzindo o peso de térmicas fósseis na matriz elétrica, que pioram o efeito estufa.

A revitalização precisa levar em consideração os usos múltiplos da água, com uma gestão adequada dos recursos hídricos, além da recuperação do passivo ambiental. Há cerca de 3,3 milhões de hectares que precisam ser recuperados em reservas legais e áreas de preservação permanente.

“Diante das urgências sociais e ambientais do semiárido, com projeções de ondas de calor e secas ainda mais severas, provocadas pelo aquecimento global, é fundamental impulsionar um novo modelo econômico comprometido com a descarbonização, a regeneração hidroambiental e a rápida superação da pobreza. O Plano Nordeste Potência aponta caminhos práticos para saltarmos das energias poluentes e concentradoras de renda para uma nova matriz de energias regenerativas, em modelos descentralizados, que vão orientar a economia em rede do século 21”, resume Sérgio Xavier, do CBC, desenvolvedor do Lab de Economia Regenerativa do rio São Francisco.

O lançamento do Nordeste Potência teve ampla repercussão na mídia, sendo noticiado pelo Valor, CBN Recife, Diário de Pernambuco, Folha de Pernambuco e O Povo, entre outros.