Seca na Europa: enquanto Reino Unido prepara emergência, França luta contra incêndios

Europa seca
Andy Rain/EPA

A agência meteorológica do Reino Unido (Met Office) está preparando uma declaração oficial de seca para diversas partes da Inglaterra, especialmente no sul e no leste do país. A declaração formal é um passo necessário para que as empresas que administram os recursos hídricos britânicos possam implementar medidas mais severas de restrição ao consumo.

O Guardian deu destaque à situação no Reino Unido, especialmente sobre o embate entre reguladores e consumidores industriais que não querem sofrer restrições no fornecimento de água.

Outro problema, este causado pelo calor intenso das últimas semanas, é o aumento dos vazamentos na distribuição de água: a temperatura mais alta torna o solo mais seco, facilitando rachaduras e movimentação de terra, aumentando a pressão sobre os canos.

No campo, o cenário é de desolação. A falta de chuvas e as crescentes restrições à irrigação das lavouras fazem os agricultores temer um prejuízo histórico nas safras atuais. A BBC abordou a situação e os impactos da seca na oferta de alimentos no mercado britânico. Bloomberg e Reuters também repercutiram a seca no Reino Unido.

Enquanto isso, na França, mais de mil bombeiros lutam para aplacar um incêndio de grandes proporções nos arredores de Bordeaux, no sudoeste do país. De acordo com as autoridades francesas, o incêndio já destruiu mais de 6,8 mil hectares, potencializado pelo tempo seco e pelas temperaturas mais altas dos últimos dias. “Você pensaria que estamos na Califórnia, é gigantesco… e eles estão acostumados com incêndios florestais aqui, mas estamos sendo sobrecarregados por todos os lados”, afirmou o bombeiro Remy Lahay, que atua no Parque Nacional Landes de Gascogne, citado pelo Guardian.

O presidente Emmanuel Macron anunciou ontem (11/8) a ajuda de outros países da União Europeia no combate ao fogo na França. “Alemanha, Grécia, Polônia, e nas próximas horas Romênia e Áustria: nossos parceiros estão vindo ajudar a França a enfrentar o fogo. Agradecemos a eles. Solidariedade europeia em ação”, escreveu Macron no Twitter. Associated Press, Bloomberg e Reuters também abordaram os incêndios na França.

 

ClimaInfo, 12 de agosto de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.