“Cinturão de calor” cobrirá região central dos EUA em 2050, afetando mais de 100 milhões de pessoas

16 de agosto de 2022
cinturão de calor EUA
Mark Makela/Getty Images

O Washington Post fez uma análise interativa, a partir de dados da First Street Foundation, para avaliar a incidência potencial de ondas de calor nos Estados Unidos nas próximas três décadas, no contexto da crise climática. Segundo o levantamento, uma grande porção continental do país, concentrada principalmente em sua região central, pode conviver com temperaturas superiores a 38ºC por semanas, afetando quase ⅔ da população norte-americana – cerca de 100 milhões de pessoas.

Atualmente, 46% dos norte-americanos experimentam pelo menos três dias consecutivos de calor superior a 38ºC, em média, a cada ano. Em meados deste século, esse número pode chegar a 63%. No sul do país, especialmente em partes do Texas e da Flórida, as pessoas poderão enfrentar mais de 70 dias consecutivos por ano com temperaturas máximas acima desse patamar.

Muitas das áreas que poderão sofrer mais com o calor intenso até 2050 são as mesmas que experimentaram nos últimos anos um aumento populacional, com a chegada de novos residentes de outras partes dos EUA e de imigrantes estrangeiros. “Estamos falando em pegar o verão, que já é quente, e expandi-lo por meses”, disse o diretor do programa Houston Healthy Cities para a Nature Conservancy no Texas, Jaime González. “Isso vai causar todo tipo de interrupção na vida cotidiana.”

AFP, CNN Brasil e Guardian, entre outros, repercutiram o estudo.

Em tempo: O Departamento do Interior dos EUA anunciou nesta 3ª feira (16/8) medidas adicionais para reduzir o consumo de água na bacia do rio Colorado, no sudoeste do país. As autoridades federais decretaram escassez de nível 2, o que implicará em um corte no volume de água que Arizona, Nevada e Novo México poderão utilizar do rio a partir de 1º de janeiro. Outros estados, como a Califórnia, também poderão enfrentar restrições adicionais. A região enfrenta uma de suas piores secas da história recente, que derrubou o nível nos dois maiores reservatórios de água dos EUA, os lados Mead e Powell. A notícia foi destacada por Associated Press, Bloomberg, Guardian e Reuters.

 

ClimaInfo, 17 de agosto de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar