Fakebook.eco ataca desinformação ambiental nas eleições

16 de agosto de 2022
Fakebook eco eleições 2022
Fakebook.eco

Chegamos ao período da campanha eleitoral, momento em que as fake news – conhecidas também como mentiras deslavadas – ganham espaço e velocidade nas redes sociais. Para enganar o eleitor, vale de tudo: desde distorção de dados reais até os absurdos mais surreais. Como vimos repetidas vezes nos últimos quatro anos, a temática ambiental é campo fértil para essas lorotas, especialmente entre aqueles que querem minimizar a dimensão da atual devastação ambiental no Brasil.

Para não deixar o time da desinformação jogando sozinho em campo, o Fakebook.eco lançou nesta 3ª feira (16/8) o primeiro de uma série de dez vídeos que desmontam as falácias e as distorções propagadas por algumas candidaturas. O episódio de estreia é narrado pela apresentadora Marina Person e explica porque, ao contrário do que dizem certos políticos, o Brasil não é o país que mais preserva o meio ambiente no mundo.

“A verdade é bem o contrário: o Brasil é o país que mais desmata. Atualmente mais de 40% da derrubada de florestas tropicais primárias no mundo acontece no Brasil”, explica Person no vídeo, disponível no canal do Observatório do Clima no YouTube. Ciclovivo e Página22 destacaram a iniciativa do Fakebook.eco.

Por falar em desinformação, a Global Witness divulgou o resultado de testes feitos no sistema de anúncios publicitários do Facebook, com o objetivo de analisar a eficácia dos mecanismos desta rede social para combater fake news relacionadas às eleições no Brasil. Lamentavelmente, ainda que não surpreenda, a plataforma não barrou nenhum dos anúncios-teste, que continham informações falsas sobre o processo eleitoral, como a data errada da eleição e métodos de votação falsos.

“O Facebook sabe muito bem que sua plataforma é usada para espalhar desinformação eleitoral e minar a democracia em todo o mundo. Apesar dos autoproclamados esforços da empresa para combater a desinformação – particularmente em eleições de alto risco – ficamos chocados ao ver que eles aceitaram todos os anúncios de desinformação eleitoral que enviamos no Brasil”, disse Jon Lloyd, consultor sênior da Global Witness.

Deutsche Welle, Folha, g1 e Metrópoles, entre outros, repercutiram.

Em tempo: Para destacar a importância da temática do clima na agenda das eleições deste ano, a revista piauí e o Instituto Tanaloa lançaram uma nova temporada do podcast A Terra é redonda (mesmo). Com oito episódios, um novo a cada terça-feira, o programa vai discutir as principais ameaças ao meio ambiente e os maiores desafios que o Brasil tem para se preparar para o mundo da emergência climática.

 

ClimaInfo, 17 de agosto de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar