Clima extremo: incêndios e inundações-relâmpago causam destruição na África, na Europa e na Ásia

clima extremo
Zhang Hongxiang/Xinhua via AP

O noticiário “mundo-cão” climático não se resume às secas. Em outras partes do planeta, os eventos extremos se fazem sentir de diferentes maneiras, desde incêndios florestais descontrolados até fortes tempestades e inundações repentinas.

No oeste da China, por exemplo, fortes chuvas na província de Qinghai causaram a morte de pelo menos 16 pessoas, com outras 18 desaparecidas e seis mil afetados. As autoridades do condado de Datong, principal área afetada pela chuva, classificaram o episódio como uma “torrente de montanha” – ou seja, a junção de chuva intensa com fortes rajadas de vento em áreas montanhosas, o que facilitou a ocorrência de inundações-relâmpago que surpreenderam a população. Associated Press e Reuters deram mais informações.

Já no Mediterrâneo, uma forte tempestade matou pelo menos seis pessoas na ilha francesa da Córsega. Com ventos de até 224 km/h e granizo, a chuva varreu a ilha na manhã desta 5a feira (18/8), causando deslizamento de terra e derrubada de árvores. O presidente da França, Emmanuel Macron, convocou uma reunião de emergência para organizar o apoio às vítimas. “Nunca vimos tempestades tão grandes como esta, você pensaria que era uma tempestade tropical”, disse Cedric Boell, gerente de um restaurante na Córsega, citado pela Reuters. A Associated Press também destacou a notícia.

Na Argélia, o problema está nos incêndios florestais que atingem o país nas últimas semanas. Ontem, as autoridades argelinas confirmaram a morte de pelo menos 37 pessoas na região de El Tarf, no leste do país, número que inclui uma família de cinco pessoas em uma casa destruída e oito viajantes que foram surpreendidos pelo fogo em um ônibus. Outras 161 pessoas estão feridas. A notícia é da Associated Press.

 

ClimaInfo, 19 de agosto de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.