“Rei da soja” em suspense: o voto de Blairo Maggi e seu impacto na política ambiental

21 de agosto de 2022
Rei da Soja Blairo Maggi
Valter Campanato/ Agência Brasil

Boa parte do agronegócio torce e trabalha pela reeleição do presidente Jair Bolsonaro na disputa presidencial de outubro. No entanto, dos nomes estrelados do campo, um se mantém calado até aqui: o ex-senador e ex-ministro Blairo Maggi, maior produtor individual de soja do mundo.

Como Juliana Arini assinalou no site ((o)) eco, Maggi não tem dado demonstrações públicas sobre sua preferência para o Palácio do Planalto – e isso certamente não é acidental.

Maggi tem interesses nos dois candidatos que encabeçam a corrida pela Presidência. Com Lula, o empresário compartilha um histórico de simpatia e proximidade política em seus tempos como governador do Mato Grosso, tendo sido um dos principais nomes do agro a apoiar o governo do então presidente petista. Já com Bolsonaro, a proximidade é mais indireta: familiares e pessoas próximas a Maggi têm dado apoio público ao atual presidente.

Não à toa, o “Rei da Soja” mantém interlocução com os dois campos, por meio do deputado Neri Geller, candidato ao Senado pelo MT em uma aliança com o PT, e por meio do governador Mauro Mendes, candidato à reeleição apoiado por Bolsonaro.

A estratégia é simples: independente de quem ganhe a Presidência em outubro, Maggi e seu entorno querem manter influência sobre o futuro governo, especialmente em questões que interessam ao agronegócio. O problema, no caso, fica no colo de quem contraria esses interesses: os defensores do meio ambiente.

Em tempo: O climatologista Carlos Nobre recebeu na última semana o Certificado e a Medalha de Oficial da Mais Excelente Ordem do Império Britânico, conferido em nome da Rainha Elizabeth II. A honraria é um reconhecimento do Reino Unido ao trabalho de Nobre em prol do meio ambiente, com décadas de pesquisa e contribuições notáveis à ciência climática. A medalha foi entregue pela encarregada de negócios da Embaixada Britânica no Brasil, Melanie Hopkins. “Nobre foi pioneiro em desvendar os impactos climáticos do desmatamento na Amazônia”, afirmou a diplomata no Twitter. “Dediquei minha vida à Amazônia e essa medalha passa também a mensagem da preocupação do mundo com a floresta. É também o reconhecimento da ciência brasileira no mundo”, destacou Nobre. A notícia é do Estadão.

 

ClimaInfo, 22 de agosto de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar