Candidato grava para campanha em ocupação ilegal dentro de Terra Indígena no PA

candidato em Terra Indígena
arquivo pessoal

Um candidato a deputado estadual no Pará gravou um vídeo de campanha em uma comunidade instalada irregularmente dentro da Terra Indígena Ituna Itatá, na região de Senador José Porfírio. Nas imagens, o candidato Arão Gomes celebra a chegada das famílias e a derrubada da floresta para criação de uma comunidade. “Uma vila nova, começando com 300 famílias, que já estão acampadas, os tratores já estão fazendo as ruas onde vai ser uma grande vila”, disse o candidato, citado pelo g1.

A Terra Ituna Itatá está entre as reservas indígenas mais desmatadas do Brasil. Um levantamento de 2020 feito pelo Greenpeace Brasil mostrou que 94% do território está registrado no Cadastro Ambiental Rural (CAR) em nome de proprietários particulares.

No começo do ano, o Ministério Público Federal cobrou da FUNAI a renovação da portaria que restringe o uso dessa terra, o que só aconteceu em junho. A nova portaria, que valerá por três anos, proíbe a entrada e a permanência de pessoas que não sejam da FUNAI ou indígenas residentes.

Na última 2ª feira (22/8), a Justiça Federal determinou à União que tome medidas para garantir a proteção da Terra Ituna Itatá, expulsar os invasores e garantir que novas invasões não aconteçam. Além disso, a FUNAI e outros órgãos federais deverão compartilhar todas as informações sobre procedimentos internos para realização desta decisão com o MPF. O g1 também repercutiu a notícia.

Em tempo: Dados do Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), operado pelo Imazon, mostram que o Pará continua na dianteira entre os estados com as maiores taxas de destruição florestal da Amazônia Legal. De agosto de 2021 a julho de 2022, foram derrubadas 3.858 km2 de florestas paraenses, o que representa 36% do total devastado na Amazônia no mesmo período (10.781 km2). Somente em julho, foram desmatados 583 km2 de vegetação, com os municípios de Altamira (81 km2), São Félix do Xingu (76 km2), Itaituba e Uruará (51 km2 em ambos) encabeçando o top 10 do desmatamento no Pará. O Correio Braziliense deu a notícia.

 

ClimaInfo, 25 de agosto de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.