Califórnia proíbe venda de novos carros a combustão a partir de 2035

Califórnia carros combustão
Justin Sullivan/Getty Images

O órgão regulatório para qualidade do ar do estado norte-americano da Califórnia aprovou nesta 5ª feira (25/8) uma proposta que prevê a proibição da venda de novos carros a gasolina a partir de 2035. Essa é a primeira medida do tipo nos Estados Unidos, que dá uma sinalização importante à indústria automobilística sobre a necessidade de avançar na eletrificação de seus veículos.

As regras não afetam os veículos usados a combustão que circulam atualmente nas ruas da Califórnia, mas definem metas graduais para os próximos 13 anos para viabilizar o objetivo final. A partir dos modelos de 2026, 35% dos carros, SUV e picapes novos vendidos na Califórnia deverão ser elétricos, sem emissão de poluentes atmosféricos. Essa cota aumentará a cada ano, passando para 51% em 2028, 68% em 2030 e, finalmente, 100% em 2035. Se as montadoras não cumprirem, poderão ser multadas em US$ 20.000 por carro não-conforme.

Como destacou o LA Times, a decisão da Califórnia abre um precedente importante nos EUA. O estado foi o primeiro a regulamentar os níveis de emissões de automóveis, já nos anos 1960, o que foi seguido por outros estados norte-americanos e pelo próprio Congresso. A situação é a mesma agora, com estados como Colorado, Minnesota e Nova York também se movimentando para definir uma data para o fim das vendas de veículos novos a combustão. Associated Press, Bloomberg, CNN, Financial Times, Guardian, NY Times e Washington Post, entre outros, também destacaram essa informação.

Em tempo: Por falar em proibição para carros fósseis, a ilha chinesa de Hainan se prepara para ser a primeira região do país asiático a banir esses veículos. De acordo com a Associated Press, as autoridades locais querem proibir a venda de carros a combustão até 2030, com a promoção de modelos elétricos por meio de incentivos fiscais e da expansão da rede de abastecimento. A meta é que a frota de elétricos represente 45% do total de veículos da ilha até o final desta década, com algumas cidades criando “zonas de emissão zero”, na qual qualquer carro a combustão será proibido de circular. A CNN também deu esta notícia.

 

ClimaInfo, 26 de agosto de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.