Crise divide países da UE sobre caminhos para garantir segurança energética

UE crise energética
REUTERS/Albert Gea

O aperto causado na Europa pelo corte no fornecimento de gás natural da Rússia está causando e intensificando focos de tensão entre algumas economias na União Europeia. Mais do que garantir os estoques de combustíveis necessários para passar pelo inverno, os países do continente estão batendo cabeça para definir quais caminhos poderão ser trilhados no médio prazo para garantir a segurança energética sem depender mais da energia importada de Moscou.

A Reuters destacou o exemplo de um projeto de gasoduto defendido por Alemanha e da Espanha, que aumentaria a capacidade de fornecimento de gás do país mediterrâneo ao vizinho do norte, passando pela França. O problema central está exatamente na negativa do governo francês em dar sinal verde para a obra, sob o argumento de que a construção não seria rápida e que iria contra os objetivos climáticos de Paris e da UE. Fontes nos governos espanhol e alemão entendem que a oposição acontece por conta do esforço das autoridades francesas para proteger sua indústria nuclear e afastar a concorrência da Espanha como ponto de partida para o gás importado.

Enquanto isso, os europeus continuam discutindo medidas adicionais para reduzir o preço da energia e garantir a oferta durante o inverno. De acordo com o Guardian, representantes dos países da UE em Bruxelas estão avançando com a proposta de sobretaxar os lucros exorbitantes das empresas de energia, especialmente da indústria fóssil, para criar um fundo para subsidiar a energia para os consumidores. Por outro lado, a ideia de impor um limite ao preço do gás natural russo, que vinha sendo especulada, parece ter “subido no telhado”. A Bloomberg também abordou as negociações em torno dessas medidas.

O apuro energético, no entanto, não se limita aos europeus. O Wall Street Journal abordou como a forte seca que atingiu a região central da China e o oeste dos EUA colocou de joelhos a maior fonte de energia renovável do mundo – a energia hidrelétrica. No mês passado, a redução acentuada dos reservatórios resultou na paralisação da geração por duas semanas na província de Sichuan. Já nos EUA, os grandes reservatórios no Colorado, Arizona e Nevada também estão cada vez mais baixos, dificultando a geração hidrelétrica no sudoeste do país.

 

ClimaInfo, 14 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.